ABIHPEC realiza workshop de inovação sobre métodos alternativos ao uso de animais

Evento colocará em pauta avanços na área da ciência, que permitem novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos do setor

A constante evolução nas áreas da ciência e inovação tem permitido ao setor de cuidados pessoais traçar novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos do mercado. Com o interesse em debater essas práticas, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizará o workshop ‘Métodos Alternativos ao uso de animais’, em 4 de novembro, em São Paulo.

O presidente-executivo da associação, João Carlos Basilio, fará a abertura do evento, antecedendo a diretora-executiva do Instituto Harris, Maria Inês Harris, que abordará a aplicação prática de métodos alternativos na avaliação de segurança de cosméticos, descrevendo o processo e de como informações obtidas através do ensaio in vitro contribuem para essa avaliação.

Na sequência, com o tema ‘fototoxicidade e banimento do risco humano com experimentação’, Kellen Fabíola, gerente científico da diretoria de Inovação da Natura, falará sobre o desenvolvimento e a validação do método in vitro para fototoxicidade, colocando em pauta temas éticos em relação a ensaios que envolvem humanos.

À tarde, Rodrigo de Vecchi, CEO da Episkin Brasil Biotecnologia, também trará seus conhecimentos a público ao falar sobre as possibilidades e alternativas do uso de pele 3D na promoção da inovação, seguido de Carolina Horta Andrade, da Universidade Federal de Goiás, que apresentará o status atual das avaliações de métodos in silico e como podem ser aplicadas na segurança de novos ingredientes.

Com foco em como o Brasil e as universidades se posicionam em termos de desenvolvimento e validação de métodos alternativos, Thiago de Mello Moraes, coordenador geral de saúde e biotecnologia no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC); Silvya Stuchi, representante dos laboratórios associados à Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), Itamar de Falco Junior, gerente de produtos de HPPC da Anvisa, e Antônio Anax, membro do Conselho de Nacional de Experimentação Animal (CONCEA), trarão trabalhos disponíveis atualmente, aprofundando a discussão sobre o assunto.

Por fim, Márcio Lorencini, gerente de avaliação de produtos e assuntos regulatórios do Grupo Boticário, será o mediador de mesa redonda, que estará aberta para questionamentos dos presentes.