ABIHPEC se filia à Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo para reduzir entraves nas exportações
Filiação ocorre em meio ao impacto das medidas restritivas do governo argentino em relação ao comércio internacional
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) anuncia sua filiação à Câmara de Comércio Argentino-Brasileira (Camarbra) de São Paulo, entidade sem fins lucrativos que atua há mais de 75 anos no fomento ao comércio e o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina. A união entre as entidades tem como objetivo ampliar o debate público-privado com as autoridades do governo argentino, de modo a reduzir os entraves no comércio bilateral entre os países.
A Argentina é considerada o principal parceiro comercial do Brasil no campo das exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. De janeiro a dezembro de 2021, a Argentina liderou o ranking do comércio, contabilizando U$ 138 milhões, o que representou, no entanto, uma queda de 7,7% em relação a 2020.
Entre 2021 e 2022, medidas restritivas do governo argentino, como o deferimento célere no licenciamento de importação e autorização para remessa de divisas para pagamento de importações, têm impactado diretamente as exportações brasileiras para o país.
Para mitigar o cenário negativo, a ABIHPEC busca, por meio do diálogo direto com o governo argentino e com o apoio da Camarbra, desenvolver ações que facilitem o acesso do mercado argentino aos produtos brasileiros.
“Essa parceria é muito positiva para os negócios e com certeza vai fortalecer ainda mais a relação comercial entre Brasil e Argentina, com ênfase nas exportações”, comenta João Carlos Basílio, presidente-executivo da ABIHPEC.
A participação das associadas à ABIHPEC, com contribuições de temas para agenda de trabalho com a Camarbra, pode ser feita por e-mail, direcionando tais contribuições à área de comércio exterior: ricardo@abihpec.org.br