Balança comercial de higiene, perfumaria e cosméticos movimenta US$ 1,5 bi em 2022

Resultado representa alta de 9,4% em relação ao ano anterior; produtos para cabelos lideraram as exportações, seguidos por sabonetes e produtos de higiene oral.

A corrente de comércio internacional do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimentou US$ 1,5 bilhão em 2022, alta de 9,4% em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
As exportações entre janeiro e dezembro do ano passado somaram US$ 776,5 milhões, alta de 10,9% em relação a 2021. Já as importações cresceram 7,6% no comparativo anual, para US$ 741 milhões. Com isso, o setor registra o terceiro ano consecutivo de superávit, avaliado em US$ 35,5 milhões. O montante representa salto de 206% em relação ao superávit registrado em 2021.

As categorias mais exportadas entre janeiro e dezembro do ano passado foram produtos para cabelos, com 23,7% do total, seguidos por sabonetes (19,1%), e produtos de higiene oral, cuja fatia foi de 11,6% do total exportado.

O principal parceiro comercial do Brasil foi a Argentina, que recebeu 18,7% dos itens exportados, seguido por México, com 11,1% e Colômbia (10,7). De acordo com a Abihpec, fora da América Latina os destaques foram Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes e Holanda.

O presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basílio, afirma que os valores de exportações aumentaram no ano passado, enquanto o volume registrou queda. Dentre os principais obstáculos para o setor estão os custos operacionais, inflação internacional e questões logísticas.

Fonte: Valor Econômico