Ciclo de palestras INOVAÇÃO ABIHPEC debaterá sobre “Ingredientes alternativos em formulações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos”

Evento, online e gratuito, será realizado nesta terça-feira, 16 de agosto

A ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realiza mais um webinar do Ciclo de Palestras de Inovação, sobre o tema Ingredientes alternativos em formulações do setor de HPPC, no próximo dia 16 de agosto, às 10h. O palestrante será Gabriel Kaetan Baio Ferreira, Customer Specialist do CAS (Chemical Abstracts Service, a division of the American Chemical Society). Com doutorado em Química pela UFPR, com experiência em Química com ênfase em Química Inorgânica, Bioinorgânica, Química de Materiais, Catálise e Química Fina, Ferreira terá seu conteúdo voltado especialmente para cientistas, gerentes e desenvolvedores de produtos deste ramo da indústria.

Diversos fatores levam a pesquisa por ingredientes alternativos a ganhar alta relevância no panorama atual, segundo Gabriel. Fatores como crises sanitárias, econômicas, sustentabilidade, conflitos entre países, busca por custo-benefício e logística são alguns deles. Por isso, torna-se imprescindível criar metodologias para utilização de bancos de formulações.

“Durante a pandemia, por exemplo, o carbômero, um espessante da família de polímeros acrílicos hidrossolúveis usado como base para fabricação do álcool em gel, ficou escasso em consequência da alta demanda. Diante da urgência da crise sanitária, cientistas encontraram em agentes estabilizantes para outros fins, a mesma função gelificante para a fabricação do saneante”, explica o especialista.

Esfoliantes para cosméticos são outro case mencionado por Gabriel. Normalmente compostos por polímeros sintéticos, podem ser substituídos por polímeros naturais, a exemplo da celulose, matéria prima abundante no país. “Essas adaptações são um desafio permanente para os desenvolvedores, pois deve levar em conta fatores que vão desde tendências de consumo, até preocupações ambientais, impactos regulatórios e otimização dos custos”, enfatiza o cientista.  Essa busca, que inclui eficiência das propriedades das formulações é um passo fundamental no processo de desenvolvimento e adaptação de formulações na avaliação de Gabriel.

O webinar, que terá abertura do presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, e mediação da gerente de Inovação da ABIHPEC, Marina Kobayashi, é fruto de uma parceria entre a ABIHPEC e o CAS (Chemical Abstracts Service, uma divisão da American Chemical Society). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal INOVAÇÃO ABIHPEC.

Open chat
Como posso te ajudar?