As 74 empresas brasileiras do Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) que participaram da 28ª Beautyworld Middle East (realizada de 28 a 30 de outubro Dubai, EAU), relataram excelentes resultados da participação brasileira no evento junto ao projeto setorial: US$7,6 milhões em negócios com expectativa de mais US$45,6 milhões nos próximos 12 meses, efetivados por meio de 3.242 contatos. O Beautycare Brazil é realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“Temos visto um crescimento constante tanto na participação brasileira, demonstrando que as empresas participantes do Beautycare Brazil estão apresentando um direcionamento correto e adequado para a internacionalização na região, sempre apoiados pelas ações promovidas por nós e pelo apoio constante da ApexBrasil e das Embaixadas brasileiras por todo o mundo”, diz Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC.
Dubai: Consolidação como HUB Internacional de Negócios
Dubai é um importante hub de negócios que atinge diversas regiões, com destaque para os países da região do oriente médio e norte da África. Este é um dos motivos pelos quais a Beautyworld ME acabou se tornando um relevante ponto de encontro da indústria global de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Economicamente os Emirados Árabes Unidos se destacam como notável destino das exportações do Projeto Setorial Beautycare Brasil, ocupando a 3ª posição em 2023. No primeiro semestre de 2023 foram exportados US$ 2,5 milhões, com maior destaque para o grupo de empresas fabricantes de produtos acabados (89,4%) sendo: Produtos para Cabelos (98,23%), Escovas, Pentes e Pincéis (1,6%), Cremes para a pele / Protetores / Bronzeadores (0,7%), seguido dos fabricantes de Acessórios e Embalagens 8,8% e por fim, ingredientes: 1,8%.
Sobre o Beautycare Brazil
O Programa de Internacionalização da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Beautycare Brazil) atua junto às empresas do setor HPPC e é realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial Beautycare Brazil tem o propósito de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas brasileiras do setor de HPPC e seus correlatos, tendo como objetivo alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e correlatos em geral) e fortalecer a imagem do setor no Brasil e no mundo, colocando o país entre os principais players globais do setor. Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br.
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.