Cooperativa Socrelp inaugura o seu novo galpão, dia 23 de junho, com o objetivo de aumentar a coleta seletiva em Fortaleza

Cooperativa Socrelp inaugura o seu novo galpão, dia 23 de junho,

com o objetivo de aumentar a coleta seletiva em Fortaleza

 

Iniciativa ocorre junto ao programa Mãos Pro Futuro, criado e coordenado pela ABIHPEC. Espaço permitirá aos cooperados dobrar a capacidade de recebimento de 50 para 100 toneladas/mês de materiais recicláveis.

A Socrelp (Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos), a mais antiga associação de catadores de Fortaleza (CE) e uma das primeiras a trabalhar com a coleta seletiva no Brasil, com quase 30 anos de atuação, apresentará à população da cidade uma importante conquista.

No dia 23 de junho, das 9h às 12h, será inaugurado o seu novo galpão, com o objetivo de potencializar ainda mais a sua atuação na cidade, fruto da parceria com o Mãos Pro Futuro, programa criado e coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), e realizado em parceria com a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) e ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes).

O novo espaço, que ocupa área de cerca de 315 m² de área coberta foi construído com um layout mais funcional, que permitirá o aumento da capacidade de recebimento de materiais recicláveis e, por consequência, gerará novos postos de trabalho, além de ampliar a renda dos catadores associados.

A previsão é que esses investimentos possibilitem aos associados saltar de um volume de capacidade de recebimento de 50 para 100 toneladas/mês de resíduos sólidos gerenciadas pela associação, além proporcionar a abertura de 20 novos postos de trabalhos.

Importante ressaltar que estas melhorias geradas com as novas instalações da Socrelp, tanto do ponto de vista ambiental e benefícios para a população, quanto para as catadoras e catadores de recicláveis, estão no escopo dos objetivos do programa Mãos Pro Futuro. Ou seja, criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

 “Em 5 anos de parceria da Socrelp com o Mãos Pro Futuro, temos realizado investimentos em equipamentos, capacitações, infraestrutura, sendo a mais recente, a reforma do galpão, que irá gerar melhor condição de trabalho aos catadores, uma vez que refletirá na organização da associação e na otimização do fluxo de trabalho, disse Rose Hernandes, diretora-executiva de Meio Ambiente da ABIHPEC e Coordenadora do Mãos Pro Futuro.

 Sonho – Para Francinete Cabral, 79 anos – uma das fundadoras da Socrelp há 29 anos, a inauguração do novo galpão é a realização de um sonho. “O sentimento é de agradecimento por termos chegado até aqui. Quando começamos este trabalho, tudo era muito difícil. Ainda se falava ‘lixo”, e não resíduo e ninguém queria saber deste assunto”, relembra.

Ela destaca ainda que “agora estamos realizando um sonho. A cobertura que o galpão ganhou foi fundamental para trabalharmos mais e melhor. E com o apoio do Mãos pro Futuro estamos dando uma visão melhor para as pessoas sobre o quanto é importante a coleta seletiva”.

Procura-se um Condomínio – Mesmo com a inauguração do novo galpão, o próximo desafio da Socrelp é aumentar ainda mais a quantidade de materiais recicláveis separados e o número postos de trabalho. Para tanto, novas parcerias são fundamentais. E para buscar este objetivo, os associados – por meio do Mãos Pro Futuro –, realizarão uma campanha que já foi sucesso em cidades do Sudeste, onde atua o programa.

Trata-se do projeto “Procura-se um Condomínio”, que procura aumentar o engajamento de moradores para separar os materiais recicláveis em seus condomínios e, consequentemente, em toda a cidade de Fortaleza. Por meio desta iniciativa, o condomínio recebe apoio para organizar a coleta seletiva nas suas dependências, como instruções para organização das lixeiras e das áreas de armazenamento, além de treinamento da equipe de limpeza. Os moradores recebem informação sobre como separar os resíduos e a coleta é realizada pela Associação.

 

 

Mãos Pro Futuro

O Mãos Pro Futuro foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Em 2009 o programa iniciou a parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes) e em 2014 com a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

Atualmente, o programa atende mais de 188 cooperativas localizadas em 26 estados brasileiros, envolvendo cerca de 6.000 cooperados, numa iniciativa coordenada pela ABIHPEC, em parceria com a ABIPLA e ABIMAPI.

Mais informações: https://www.maosprofuturo.org.br/

 Serviço

Inauguração – Novo galpão Socrelp

Dia: 23 de junho, sexta-feira

Horário: das 9h às 12h

Endereço: R. General Costa Matos, 08 A,- Jacarecanga, Fortaleza (CE) – Sede SOCRELP

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação

Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral

sylvio@sylvionovelli.net: 11 99231-3211

fausto@sylvionovelli.net:11 99855-8144

Open chat
Como posso te ajudar?