Corrente de comércio internacional do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos atinge a marca de 1.4 bilhão de dólares em 2021

 

Corrente de comércio internacional do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos atinge a marca de 1.4 bilhão de dólares em 2021

Indústria brasileira de HPPC consolida transações comerciais internacionais acima da casa de bilhão, pelo segundo ano consecutivo

Os números da balança comercial do setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos surpreenderam e fecharam o ano de 2021 apontando uma corrente de comércio de US$ 1.4 bilhão, representando aumento de 16,2%, sobre 2020, quando foi de US$ 1.2 bilhão. O dado reforça o potencial competitivo da indústria nacional de HPPC, consolidando a sua posição na casa dos bilhões de dólares em transações comercias internacionais.

As exportações da Indústria de HPPC alcançaram o valor de US$ 700 milhões em 2021, crescimento de 14,9% em relação ao ano anterior (US$ 609.3 milhões). Dezembro foi um mês decisivo para que o setor fechasse o ano com superávit de US$ 11,6 milhões na balança comercial, pelo segundo ano consecutivo, após dez anos com déficit.

“Foi uma boa surpresa no fechamento do ano: o saldo vinha deficitário, mas com o aumento das exportações a partir de agosto e o com mês de dezembro decisivo, alcançamos o superávit na balança comercial do setor”, afirma João Carlos Basilio, Presidente – Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Os Produtos para Cabelos se mantêm nos últimos anos na liderança das categorias mais exportadas. Em dezembro de 2021, a exportação desses itens somou US$ 17.8 milhões. Em seguida, estão Sabonetes (US$ 14.8 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 7.3 milhões).

Em 2021, o Brasil exportou produtos de HPPC para 173 países. Os vizinhos da América Latina são os principais parceiros comerciais, liderados pela Argentina. Chama a atenção o aumento de exportações no último ano para outros países da região, como Chile e México.

No caso das importações, a França e a China lideram a lista de 75 países que vendem produtos para o mercado brasileiro. Os produtos mais importados em dezembro foram itens de alto valor agregado, como os Cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 7.5 milhões) e Fragrâncias (US$ 7.3 milhões), e também os Produtos de Higiene Oral (US$ 7.7 milhões). Uma curiosidade é que a categoria Higiene Oral aparece nas primeiras posições tanto na lista de exportações como na de importações. As importações desta categoria são puxadas pela compra de escovas de dentes, mas o Brasil exporta outros itens da categoria, com destaque para os cremes dentais.

No período de janeiro-dezembro de 2021, as importações do setor de HPPC alcançaram US$ 688.4 milhões, aumento de 17,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior (US$ 585.9 milhões).

Dezembro

No mês de dezembro de 2021, as exportações do setor alcançaram o valor de US$ 65.2 milhões, o que representou um aumento de 19,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 54.6 milhões). Já as importações totalizaram US$ 50.9 milhões, apresentando elevação de 14,3% em comparação a dezembro de 2020 (US$ 44.6 milhões). O superávit foi de US$ 14,2 milhões, aumento de 42,3% em relação ao saldo da balança comercial do mês de dezembro de 2020, que foi superavitário em US$ 10.0 milhões.  A corrente de comércio em dezembro de 2021 atingiu US$ 119.8 milhões, aumento de 25,4% na comparação com o mesmo período em 2020 (US$ 95.5 milhões).

Mesmo diante de uma conjuntura econômica marcada por incertezas e de persistirem os desafios decorrentes da Covid-19, o setor de HPPC conseguiu fechar mais um ano com resultados positivos. A superação de barreiras e gargalos para facilitar o comércio internacional e tornar o produto nacional mais competitivo no mercado global é uma das metas perseguidas pela ABIHPEC. “O maior desafio é buscar a redução de entraves para aumentar a competitividade dos produtos nacionais nos diferentes mercados de destino das exportações setoriais e dessa forma, manter a força internacional do setor, indo além do patamar de R$1,4 bilhão de dólares atingidos na corrente comercial desse último ano”, afirma João Carlos Basilio.

Empresas do Beautycare Brazil fecham o ano de 2021 com crescimento das exportações

As empresas participantes do Beautycare Brazil, projeto setorial de fomento à internacionalização e que tem como objetivo promover, facilitar e alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem toda a cadeia de valor do setor de HPPC, realizado pela ABIHPEC em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), somaram US$ 209,39 milhões em exportações no ano de e 2021, registrando, em valor absoluto, o expressivo aumento de 35% em relação ao ano de 2020, que já acumulava um aumento de 26%  no comparativo com 2019.

O Projeto Setorial Beautycare Brazil reúne 151 empresas participantes que exportaram cerca de 170 produtos destinados a 128 países, entre eles estão produtos acabados; ingredientes; embalagens; serviços de pesquisa clínica e laboratorial e acessórios (cartelas de coloração, mobiliário e equipamentos para salões e spas, soluções para amostragem de produtos de beleza, terceirização de fabricação HPPC.).

As empresas do Beautycare Brazil seguem conquistando mercados internacionais, crescendo nos valores exportados para 90 destinos.

Alguns dados merecem destaque como o fato de que o Estados Unidos foram destino de performance de destaque para as empresas do projeto, tendo sido o melhor ano para exportações a esse país, desde o início do projeto. Além disso, o projeto contou em 2021 com 15 novas empresas participantes; 47 das empresas participantes exportaram um novo produto no ano, 81 empresas abriram ao menos um mercado e 78 empresas cresceram o resultado de suas exportações.

Com a retomada de alguns eventos presenciais no segundo semestre de 2021, como a MCB by Beauté Sélection realizada em Paris em setembro, a Beautyworld Middle East, em Dubai em outubro e a EXPO 2020 Dubai – onde o Projeto Beautycare Brazil também esteve presente no mês de outubro -, as empresas participantes do Projeto Setorial relataram, expectativa de crescimento de novas parcerias e aumento de negócios para próximos anos.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br

Sobre o Beautycare Brazil – O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC. Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br 

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