Apesar da regularidade nas exportações, e a balança comercial do setor superavitária, a ABIHPEC defende que a reforma tributária é essencial para o aumento da competitividade das exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC – divulgou que a corrente de comércio internacional do setor de HPPC fechou o 1º semestre de 2023, tendo realizado negociações da ordem de US$ 865,1 milhões, representando aumento de 18,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
As exportações do setor de HPPC cresceram 16,9% no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. O valor do período atingiu a marca de US$ 445,3 milhões, superando os US$ 381,0 milhões registrados no primeiro semestre de 2022. De acordo com os dados da entidade, o número corresponde ao melhor resultado das exportações do setor de HPPC para um 1º semestre dos últimos dez anos.
Em importações, o saldo total foi de US$ 419,8 milhões, aumento de 20,3% em comparação ao período de janeiro-junho do ano anterior (US$ 348,9 milhões). Com isso, a balança comercial do setor, fechou o 1º semestre de 2023 superavitária em US$ 25,5 milhões.
O superávit na balança comercial do setor de HPPC mostra uma importante regularidade nas exportações de produtos do Setor e aponta para um fechamento de ano com saldo positivo. “Seguir contando com políticas de fomento à internacionalização, como a parceria da ApexBrasil e, cada vez mais agilidade de sua parte, nos apoiando em ações focadas em mercados internacionais alvo, fará toda a diferença para alavancarmos as exportações, nesse bom momento da economia brasileira”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
De acordo do Basilio “mesmo com os desafios de competitividade e de acesso aos mercados na América Latina, como na Argentina, avançamos nas exportações, no primeiro semestre de 2023,” comenta o executivo. “No entanto, reforçamos a necessidade do avanço de uma política industrial e de comércio exterior capaz de inserir o Brasil nos padrões do comércio internacional”, ressalta.
O porta-voz da ABIHPEC afirma que a Reforma Tributária é fundamental para uma completa desoneração das exportações e redução dos custos que limitam a competitividade dos bens de consumo no mercado externo.
Destaques das exportações do Setor de HPPC no primeiro semestre de 2023
Principais categorias exportadas no 1º semestre de 2023: crescimento no valor de exportação das categorias que seguem abaixo (valores em US$ milhões – FOB)
Item exportado | Jan-Jun 2022 | Jan-Jun 2023 | Variação (%)23/22 |
Sabonetes | US$ 80,8 milhões | US$ 96,5 milhões | 19,4 |
Produtos para Cabelos | US$ 89,4 milhões | US$ 95,5 milhões | 6,8 |
Desodorantes | US$ 32,3 milhões | US$ 45,5 milhões | 40,9 |
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.