O evento “Desafios e Perspectivas do Setor de HPPC junto à ANVISA”, promovido pela ABIHPEC nesta sexta-feira (16), celebrou o retorno da GHCOS para a estrutura de uma Gerência-Geral no organograma da Anvisa.
Após três anos de trabalho da ABIHPEC em parceria com a ANVISA, pleiteando que esse status da área responsável pela regulamentação do setor de HPPC voltasse ao status de gerência geral, a ANVISA retoma tal conformação.
Espera-se que esta nova abordagem melhore o processo regulatório e traga mais agilidade na tomada de decisão. Além disso, há expectativa de aprimoramento dos procedimentos administrativos internos, superação de barreiras e fortalecimento do sistema de vigilância pós-mercado, visando garantir a qualidade sanitária dos produtos, identificar irregularidades e prevenir riscos à saúde.
O evento contou com a presença de representantes da Anvisa, os senhores Daniel Pereira, titular da terceira Diretoria, e Rodrigo Ottoni, titular da recém anunciada GGCOS. Os especialistas reforçaram a importância dessa conquista como fruto do esforço que se estendeu por três anos de trabalho da ABIHPEC e de uma intensa parceria entre a entidade e a Anvisa.
Celebramos este marco como um passo importante na direção certa, mantendo o compromisso com a inovação e a qualidade e trabalhando para fortalecer ainda mais a nossa indústria.
O retorno da GGCOS ao status de Gerencial-Geral coloca essa gerência no mesmo patamar de relevância econômica e social que o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos existe em nosso país.
Também esteve presente ao evento o Sr. Alex Machado Campos, que antecedeu Daniel Pereira na Terceira Diretoria da ANVISA e ao longo de sua gestão, trabalhou de forma extremamente colaborativa com a ABIHPEC, sempre promovendo o diálogo construtivo para o encaminhamento de pleitos do setor de HPPC.