Um dos desafios da ABIHPEC no ano para o setor foi a busca contínua por ações de facilitação de comércio a fim de tornar o mercado mais competitivo para exportações
De acordo com a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a Balança Comercial do setor de HPPC registrou superávit de US$11,1 milhões de janeiro a outubro de 2020, enquanto o mesmo período de 2019 o resultado foi deficitário de US$ 111,9 milhões. Já as exportações somaram US$ 499.8 milhões, um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2019. Em importações, o resultado foi de US$ 488.6 milhões, registrando uma relevante queda de 19,6% no período.
“Após 10 anos com uma balança comercial deficitária, o setor de HPPC alcançou este saldo positivo no acumulado. Grande parte deste resultado é reflexo da alta do dólar e da quarentena imposta pelo coronavírus, que representaram redução na importação, explica João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
Na análise de outubro 2020, na comparação com outubro de 2019, o setor de HPPC apresentou um aumento nas exportações de 2,3%, alcançando US$ 55.4 milhões, e queda nas importações de 26,5%, totalizando US$ 46.8 milhões.
Dados do Ministério da Economia mostram que os top cinco principais países de destino para exportação do setor são Argentina, México, Chile, Colômbia e Paraguai. Produtos para cabelos e sabonetes foram os itens mais exportados em outubro de 2020, com alta de 11,8% (US$12,4 milhões) e 25% (US$12 milhões), respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2019.
Já os itens mais importados, onde constam bens considerados de alto valor agregado, a importação foi de US$ 10,7 milhões em cremes para pele, protetores solares e bronzeadores (queda de 9%); US$ 8 milhões em fragrâncias (queda de 6,6%) e US$6,2 milhões em produtos de higiene oral (queda de 31,5%), também em outubro.
Um dos desafios da entidade em 2020 foi a busca por facilitação de comércio com vistas a redução de entraves para o Setor de HPPC nos processos de importação e exportação. “Com a diminuição de burocracia nos processos de comércio exterior é possível alcançar um melhor ambiente de negócios e um mercado mais competitivo”, afirma Basilio.
Beautycare Brazil
Parceria entre a ABIHPEC e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Beautycare Brazil – projeto setorial de fomento à internacionalização e que tem como objetivo alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem toda a cadeia de valor do setor de HPPC – acaba de consolidar os resultados conquistados até setembro de 2020.
As 137 empresas apoiadas pelo projeto exportaram US$ 110 milhões no acumulado de janeiro a setembro de 2020 para 111 países, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com participantes de toda a cadeia de valor e correlatos do setor HPPC, destaca-se a representatividade das empresas de ingredientes, que corresponde a 72,7% do total das exportações, seguido de produtos acabados 16,4%, Embalagens 9,7% e Acessórios 1,2%.
Além disso, as empresas do Beautycare Brazil seguem ampliando sua atuação, apresentando crescimento em números de exportação para quase todos os continentes. Houve um aumento expressivo das exportações para a África, que cresceu 90% de janeiro a setembro de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior. As exportações para Europa, América do Norte e América do Sul também tiveram alta, com crescimento de 36%, 26% e 25%, respectivamente.
“A cadeia de valor do setor HPPC é muito forte e impulsiona os negócios do nosso setor no Brasil e no mundo. Os produtos de HPPC brasileiros são reconhecidos globalmente como inovadores em diversas categorias, especialmente pela qualidade e inovação, sendo o uso de ativos provenientes da biodiversidade brasileira, um grande diferencial para fomento dos nossos negócios”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.