Marketing internacional alavanca negócios no exterior
Evento gratuito promovido pela ABIHPEC, em parceria com o Sebrae e com o Beautycare Brazil, teve como objetivo capacitar empreendedores para expandir negócios fora do Brasil
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) promoveu na quarta-feira (22), o webinar sobre Marketing Internacional, que faz parte do Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior. Marcos Stahl, consultor de Comex do Sebrae, convidado especial para o evento, destacou que no contexto da internacionalização, compreender os costumes e a cultura de consumo é fundamental para entender as reais necessidades dos potenciais clientes e consumidores de um determinado país.
Stahl também explicou que o marketing corresponde a um conjunto de estratégias que parte da compreensão do próprio negócio com o objetivo de alcançar um público de interesse. “A ideia é que o marketing internacional gere demanda em determinada região, desenvolvendo e comunicando os produtos da empresa, respeitando as variáveis de cada país, no que diz respeito a cultura, idioma, clima, legislação e demais aspectos da condução de negócios em determinado mercado”, enfatizou.
Para o consultor do Sebrae, este entendimento deve nortear o tom da comunicação e as tomadas de decisões, evitando desperdícios de recursos e de investimento em vendas no exterior e, consequentemente, alavancar o processo de internacionalização das empresas. “Um plano de negócios simplesmente não existe sem a definição de um produto ou serviço, do local onde esse item será vendido e qual é o público-alvo”, ressaltou Stahl.
O webinar promovido pela ABIHPEC na manhã de quarta-feira teve o apoio do SEBRAE e do projeto de Internacionalização da Indústria HPPC, Beautycare Brazil. Também contou com as participações de Ricardo de Nobrega, gerente de Comércio Exterior da ABIHPEC, Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC e Andrezza Torres, coordenadora Nacional de Cosméticos e Beleza do Sebrae.