Marrocos aumenta interesse por produtos do segmento de cuidados pessoais e amplia o espaço para empresas brasileiras de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Marrocos aumenta interesse por produtos do segmento de cuidados pessoais e amplia o espaço para empresas brasileiras de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Workshop sobre o mercado de HPPC do Marrocos, realizado pelo Projeto setorial Beautycare Brazil, uma parceria da ABIHPEC com a ApexBrasil, falou sobre a relação entre Brasil e o país do Norte da África e as oportunidades de negócios em HPPC

Marrocos é o 50º mercado no ranking de consumo global de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, somando um valor que chega a US$ 1,3 bilhões, de acordo com levantamento de 2021 da Euromonitor. A relação comercial de produtos de HPPC entre o país do Norte da África e o Brasil também é significativa e tende a ser ainda mais promissora. O tema foi assunto do Workshop sobre o mercado de HPPC do Marrocos, promovido pelo Projeto setorial Beautycare Brazil, uma parceria da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), nessa quarta-feira dia 31 de agosto.

Em 2021, o Brasil exportou um total de US$ 2,3 milhões em produtos de HPPC ao Marrocos, o que representou um crescimento de 137% em relação ao ano anterior. Os destaques foram produtos para cabelos (97,87%) e produtos de higiene oral (1,6%).

Especialistas convidados do evento mostraram que há espaço para novos produtos no mercado de HPPC marroquino. Um dos segmentos em crescimento no país é o de Cuidados com a Pele.

A intensificação dos hábitos de cuidados pessoais foi percebida após o isolamento social provocado pela pandemia e, após o período de isolamento, as compras online, que eram até então, inexpressivas no país, passaram a ganhar destaque e cresceram 3,1% em 2021. Um novo mercado que expande as oportunidades de negócios para investimentos estrangeiros.

O Workshop ainda abordou temas como acordos e tarifas comerciais do país, além de orientações para adequação de fórmulas e rotulagem para as empresas que desejam ingressar no mercado marroquino.

O evento contou com as presenças de Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, Tatiana Riera, chefe do Operações da ApexBrasil Oriente Médio e Norte da África, Ricardo de Nóbrega, gerente de Comércio Exterior da ABIHPEC, Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, Rafaella Villemor, coordenadora de Assuntos Regulatórios da ABIHPEC e Felipe Guanaes, sócio-diretor da Avanzza.

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: