Novos hábitos de skincare no Brasil estimulam inovação na indústria cosmética
5ª edição do Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de Pele reuniu especialistas para debater tendências e a busca do setor por inovações nos produtos para cuidados com a pele
O termo ‘skincare’ é uma tradução literal do inglês de “cuidados com a pele”. O assunto tem sido cada vez mais comentado nas redes sociais e na rotina prática de autocuidado dos consumidores brasileiros e, consequentemente, objeto de estudo de especialistas da indústria cosmética. A 5ª edição do Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de PELE, realizada nos dias 25 e 26 de abril, trouxe o tema a partir da perspectiva do desenvolvimento tecnológico e inovador, trazendo inputs consistentes de um dos mercados mais promissores da indústria.
O webinar “Skincare: O Que Inspira a Inovação Hoje?, realizado pela área de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), ” teve a curadoria e palestra da dermatologista Flávia Addor, diretora técnica no Grupo MEDCIN e membro do conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC. A especialista mostrou como o chamado ‘Expossoma’, que consiste em fatores ambientais e internos, acaba influenciando na saúde da pele ao longo da vida, e as formas de conter o avanço dos danos.
Considerada uma barreira de proteção, a pele costuma receber muita radiação solar, além de ser um reflexo da nossa alimentação e até do estado emocional. Para mantê-la resistente, especialistas apontam três passos de cuidados fundamentais: higienização, hidratação e fotoproteção.
Sobre este último, um estudo epidemiológico, financiado pela L’Oréal, mostrou um cenário preocupante no Brasil. De acordo com o levantamento, 88% da população não utiliza diariamente filtro solar e 44% têm a falsa ideia de que pessoas já bronzeadas não têm necessidade de uso de fotoproteção. Apesar disso, José Euzébio, farmacêutico responsável pela comunicação médica da empresa, afirma que o mercado brasileiro é muito exigente em termos de proteção solar e que a indústria trabalha para oferecer produtos com alta proteção voltados para diversos tipos de pele e climas.
As demandas também caminham para uma tendência crescente de oferta de produtos multifuncionais. De acordo com Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do O Boticário e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, 72% dos consumidores optam por cosméticos com mais de 1 benefício.
O uso de ingredientes alternativos, como o caso do CDB, também tem ganhado espaço em pesquisas. Mika Yamaguchi, CEO da Be Science e Cofundadora da TechGen afirmou que a substância química possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser uma aliada no tratamento da acne.
O webinar contou ainda com as participações de Luciana Vasquez, especialista em ciência da pele e microbioma da Natura e Thais Signorelli, Médica dermatologista gerente de segurança médica na Johnson & Johnson Consumer Health, Vinícius Bim, especialista em Inovação da BASF, Vivian Borges, especialista de marca e influência da Sallve, Sérgio Gonçalves, presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC e os especialistas e membros do órgão Marcelo de Paula Corrêa e Israel Feferman.
Próximos treinamentos e capacitações INOVAÇÃO ABIHPEC:
https://www.inovacaoabihpec.org.br/capacitacao-e-treinamento/
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br