O Prêmio Ruth de Souza homenageia as mulheres negras que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social

O Presidente do Instituto ABIHPEC, Claudio Viggiani, esteve presente na cerimônia de entrega do Prêmio Ruth de Souza que homenageia as mulheres que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social.

O evento contou com a presença do governador Rodrigo Garcia, do Secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e de Gil Marcos, presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).

A homenagem é realizada anualmente pelo Conselho em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados em 25 de julho. Foram laureadas personalidades negras que atuam em diversas áreas, entre elas, psicologia, pedagogia e empreendedorismo.

Rodrigo Garcia e Jorgete Lemos

Entre as personalidades homenageadas estavam a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, primeira pessoa negra a assumir o cargo; a consultora organizacional Jorgete Lemos, conselheira da Universidade Zumbi dos Palmares e Coordenadora do extinto GT Diversidade CORES Núcleo de Responsabilidade Social – NRS FIESP CIESP, e participante do comitê do Projeto Beleza Negra. O presidente do CPDCN, Gil Marcos, ressaltou a importância do Projeto Beleza Negra, onde o Instituto ABIHPEC desempenha importante papel na sua coordenação.

 

Gil Marcos e Claudio Viggiani

Para Claudio Viggiani, o Prêmio Ruth de Souza é uma importante oportunidade de reconhecer e destacar o trabalho das mulheres negras no nosso País. E com isso contribuir na luta contra o preconceito estrutural ainda presente na nossa sociedade.

A cerimônia de entrega ocorreu no Museu Afro Brasil e contou com apoio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da curadoria do museu.

PRÊMIO RUTH DE SOUZA

A primeira edição do prêmio ocorreu em 2019. A premiação faz uma homenagem a atriz Ruth de Souza, nascida em 12 de maio de 1921, na cidade do Rio de Janeiro. Ruth foi a primeira-dama negra do teatro, do cinema, e da televisão e a primeira artista negra do país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza de 1954 por seu desempenho no filme Sinhá Moça. Participou de mais de 20 filmes, sendo que muitas das personagens que interpretou ao longo das décadas de 1950 e 1960 remetiam à resistência do corpo e à vivência negra na sociedade brasileira. Em 2004 ganhou o maior prêmio do cinema brasileiro, recebeu o Kikito de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado por sua atuação em Filhas do vento. Ruth de Souza faleceu em 28 de julho de 2019.

 

Para saber mais, clique aqui.

Open chat
Como posso te ajudar?