Para celebrar o Dia Mundial da Água, mutirão de limpeza na Lagoa de Piratininga, busca sensibilizar a população de Niterói e região para a importância da coleta seletiva

Evento, que ocorre no dia 18 de março, a partir das 8h, conta com realização da APALAP – Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga e apoio do Programa Mãos Pro Futuro, Companhia de Limpeza Urbana (CLIN) e Administração Regional da Prefeitura de Niterói

Um grande mutirão de limpeza e sensibilização da população de Niterói e regiões vizinhas para a importância da coleta seletiva será realizado na Lagoa de Piratininga, no próximo dia 18 de março, sábado, a partir das 8h. A iniciativa reúne pescadores, organizações ambientais e poder público, em celebração ao Dia Mundial da Água (22 de março, quarta-feira).

O mutirão é uma realização da APALAP – Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga e conta com o apoio do Programa Mãos Pro futuro, da Companhia de Limpeza Urbana (CLIN) – responsável pelo recolhimento e descarte correto dos materiais não reaproveitáveis – e da Administração Regional da Prefeitura de Niterói, que cuidará da alimentação dos participantes, além de doar materiais de proteção e segurança para o trabalho.

No evento, a APALAP fará a organização de equipes para a retirada de lixo da lagoa, e o Programa Mãos Pro futuro realizará a mobilização da comunidade no entorno da lagoa para aderir à coleta seletiva, com distribuição de materiais informativos e sacos de ráfia para armazenamento. Os materiais recicláveis são destinados a Coopertroni – Cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

“A APALAP surgiu com o sonho de um dia a nossa lagoa voltar a ser como antes, lá no passado, no tempo dos nossos avós, que nos contam que eles se refrescavam mergulhando e pescando ali”, relembra Luiz Mendonça, presidente da associação. Ele destaca ainda que “sabemos que a lagoa é poluída, e isso sempre nos chama muita atenção para situação presente e o futuro. Por isso, queremos mostrar à sociedade e à comunidade de Piratininga/Niterói, que podemos sim mudar essa história que irá refletir na nossa geração futura”.

O Mãos Pro Futuro, programa de logística reversa pioneiro no Brasil, criado para auxiliar as empresas aderentes no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é apoiador do Mutirão. Em Niterói atende a Coopertroni – Cooperativa de catadores de materiais recicláveis, realizando ações que viabilizem a recuperação e reciclagem de embalagens pós consumo e criando oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis.

Lagoa de Piratininga – Trata-se de um dos cartões postais da orla fluminense, uma das primeiras lagoas do sistema lagunar que forma a região dos lagos. Está conectada ao mar e tem grande relevância ambiental para a região, inclusive abrigando espécies ameaçadas de extinção como o Colhereiro, pássaro que vive no mangue e que, assim como o flamingo, pode apresentar penas avermelhadas quando tem uma dieta rica em crustáceos. A Lagoa tem sido recuperada por meio da formação do Parque da Orla de Piratinga Alfredo Sirkis.

Apalap – A Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga surgiu em 2022 com o objetivo de organizar os pescadores que possuem como fonte de renda a pesca na lagoa. A Associação auxilia os pescadores na regularização das suas atividades e na busca por direitos, além de desenvolver atividades de preservação do habitat como limpeza dos canais e educação ambiental.

Programa Mãos Pro Futuro – Programa de Logística Reversa desde 2006, o Mãos Pro Futuro oferece soluções de logística reversa, proporcionando geração de trabalho, melhoria de renda e inclusão social, fundamentalmente por meio de parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Por estas características é um sistema de logística reversa essencialmente estruturante.

Atualmente, as ações são realizadas em 26 estados e no DF, numa iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Mutirão Lagoa De Piratinga

Dia: 18 de março

Horário: a partir das 8h

Local de Concentração: sede da Apalap