Participação Mãos Pro Futuro na Expocatadores 2023

Entre os dias 19 e 23 de dezembro, o Mãos Pro Futuro, Programa pioneiro em Logística Reversa do Brasil, patrocinou a 20º Edição da Expocatadores em Brasília-DF. O evento contou com a participação de cooperativas e catadores de todo o Brasil, além de autoridades como o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva e o Secretário de Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, entre outros.

A Expocatadores é uma iniciativa do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e da Unicatadores, que desde 2009 realizam o evento reunindo especialistas em resíduos, representantes governamentais estaduais e federais, catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil e empresas e instituições privadas, com o objetivo de promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos através da inclusão social e melhores condições de trabalho e renda para os catadores autônomos e/ou organizados em associações e cooperativas.

O Mãos Pro Futuro participou do evento, representado pelo Diretor de Meio Ambiente da ABIHPEC, Fábio Brasiliano e pelos Coordenadores Técnicos, Juliano Oliveira e Matheus Siqueira, que atuam nas regiões nordeste e sul do país respectivamente.

O Programa foi reconhecido pela ANCAT, pelo MNCR e pela Unicatadores pelo segundo ano consecutivo, com o “Selo Amigo do Catador” em reconhecimento ao trabalho realizado em prol dos catadores de materiais recicláveis.

Criado a fim de reconhecer as iniciativas que tiveram destaque na contribuição aos catadores e suas organizações, o selo é considerado uma espécie de premiação para aqueles que promovem e garantem a inclusão do catador na coleta seletiva.

A participação da ABIHPEC, ABIMAPI e ABIPLA, através do Programa Mãos Pro Futuro, permitiu a discussão dos papéis da indústria, das cooperativas e dos catadores em todo o processo da Logística Reversa. Estar a par das tomadas de decisões e debates que melhorem o cenário da reciclagem no Brasil é um dos objetivos do Mãos Pro Futuro e suas entidades, garantindo às empresas o cumprimento das legislações vigentes e às cooperativas, a estruturação, capacitação e melhoria da renda dos catadores.

Aline Souza, Presidente da CENTCOOP – DF, Fabio Brasiliano, Diretor de Meio Ambiente da ABIHPEC e Roberto Laureano da Rocha, Presidente da ANCAT.

Participação Mãos Pro Futuro no Painel “Logística Reversa no Brasil e a Reciclagem Solidária: para onde estamos caminhando?”

Open chat
Como posso te ajudar?