Na última quinta-feira (10/10), a ABIHPEC – representada por sua diretora de Gestão, Karla Brandão – participou da cerimônia de entrega do Prêmio “Para Mulheres na Ciência”, uma iniciativa da L’Oréal Brasil em parceria com a UNESCO e com a Academia Brasileira de Ciências.
Tendo como motivação a transformação do panorama da ciência no País, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens mulheres no universo científico, a 14ª edição da premiação reconheceu sete jovens cientistas nas categorias: Ciências da Vida, Ciências Matemáticas, Ciências Físicas e Ciências Químicas. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por renomados profissionais das áreas científicas.
As estudantes foram contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para seus projetos. O prêmio distribuiu, até hoje, mais de 3,9 milhões de reais entre 89 mulheres cientistas promissoras, que receberam impulso extra para dar prosseguimento em seus estudos e incrementar o desenvolvimento da ciência no País.
“A ABIHPEC apoia, reconhece e tem orgulho de ações como essa da L’Oréal, que valoriza a igualdade de gênero e a representatividade da mulher na comunidade científica”, afirmou Karla Brandão, após participar do evento.
A executiva disse ainda que a realidade brasileira é pouco conhecida e é nosso papel, enquanto sociedade, reconhecer a qualidade técnica da produção científica nacional. “Tive a oportunidade de presenciar como esse tipo de iniciativa alavanca e perpetua a presença da mulher no ambiente científico”, finalizou.