Comunicados


Programa Dê a Mão para o Futuro é apresentado como caso de sucesso em evento na FIESP

Publicado em: 05.06.2019

 

Em 05 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, João Carlos Basilio, presidente-executivo, participou do evento 21ª Semana do Meio Ambiente, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Durante o painel “Logística reversa: problemas e soluções”, o executivo apresentou o caso de sucesso do programa Dê a Mão para o Futuro, que foi criado em 2006 pela ABIHPEC, e tem o objetivo de reduzir o volume de materiais que seriam destinados a aterros sanitários e, em paralelo, criar oportunidades para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

De 2013 a 2018, o programa destinou mais de 391 mil toneladas de embalagens para a reciclagem. Somente em 2018, foram recuperadas e encaminhadas para a reciclagem 117 mil toneladas de embalagens pós-consumo. Ao todo são 144 cooperativas envolvidas, de 91 municípios em 14 estados, com cerca de 4.700 catadores.

A 21ª Semana do Meio Ambiente reuniu especialistas do setor para debater questões como políticas públicas de resíduos sólidos, modelos de produção, consumo e descarte, reciclagem, logística reversa e geração de energia.