Programa Mãos Pro Futuro da ABIHPEC recebe o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara de Vereadores de São Paulo

Em 2022, Programa registrou 163.845 toneladas de massa de embalagens recuperadas e encaminhadas para reciclagem. O volume é 11,3% maior que o apurado no balanço de 2021

O programa Mãos Pro Futuro, pioneiro em logística reversa no Brasil, coordenado pela Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC e, realizado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes – ABIPLA e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializado – ABIMAPI, recebeu em 05 de junho de 2023, durante a celebração da Semana do Meio Ambiente, o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara de Vereadores de São Paulo.

O prêmio foi entregue a João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, que estava acompanhado de Rose Hernandes, diretora-executiva de Meio Ambiente da entidade e Coordenadora do Mãos Pro Futuro desde a concepção do programa em 2004.

A premiação homenageou pessoas e entidades que contribuem para o surgimento de inovações tecnológicas orientadas à preservação, qualificação e o respeito ao meio ambiente, aplicadas à gestão ambiental. Os vencedores receberam a Medalha Responsabilidade Ambiental e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.

A comissão julgadora reúne um grupo bastante diverso de formadores de opinião sendo formada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Associação Comercial de São Paulo, da Associação Paulista de Medicina, do Conselho Regional de Economia, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da Revista Meio Ambiente Industrial e de um sindicato de trabalhadores indicado pelas centrais sindicais.

“Esse reconhecimento é resultado do nosso compromisso em promover ações voltadas para a preservação e respeito ao meio ambiente aplicadas à gestão ambiental. Estamos extremamente orgulhosos dessa homenagem, que reforça nosso contínuo empenho em promover a sustentabilidade, a geração de renda e a melhoria na qualidade de vida dos mais de 6 mil catadores de materiais recicláveis apoiados pelo Mãos Pro Futuro. Ter o reconhecimento de um grupo tão diverso de formadores de opinião nos orgulha demais”, comemora Basilio.

Criado e coordenado pela ABIHPEC desde 2006, o Mãos Pro Futuro atua em um modelo de gestão que atende a 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e visa unir ações que viabilizem a reciclagem de resíduos sólidos urbanos pós consumo, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros. Em paralelo, cria oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis. Em 2022, o programa registrou 163.845 toneladas de massa de embalagens pós consumo recuperadas e encaminhadas para reciclagem. O volume é 11,3% maior que o apurado no balanço de 2021.

Além disso, o programa foi destaque internacional em 2019, quando foi reconhecido pela ONU – CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) como case de Big Push de Sustentabilidade no Brasil, e em 2021 foi destaque no relatório “O Big Push para a Sustentabilidade e a dinâmica dos empregos: o trabalho no contexto da transformação social e ecológica da economia brasileira”.

Saiba mais sobre o programa Mãos Pro futuro: https://www.maosprofuturo.org.br/

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: