Sistema Nacional de Meteorologia emite Alerta de Emergência Hídrica em 5 Estados Brasileiros

 

Sistema Nacional de Meteorologia emite Alerta de Emergência Hídrica em 5 Estados Brasileiros

Diante do contexto da situação crítica em relação aos recursos hídricos, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), em conjunto com outros órgãos responsáveis, emitiu um Alerta de Emergência Hídrica para o período de junho a setembro de 2021, em 5 estados brasileiros, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O alerta está associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, onde se concentra parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas, abrangendo os estados citados acima.

É a primeira vez que o SNM emite um Alerta de Emergência Hídrica, o que reforça a importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população. A situação está classifica como ‘’severa’’, com previsão de pouco volume de chuvas na maior parte da Bacia do Paraná.

Para o SNM, as causas são relacionadas à influência dos fenômenos La Ninã e de Oscilação da Antártica que trazem impactos adicionais à situação de escassez hídrica que já vinha sendo observada na Bacia Hidrográfica do Paraná, ao longo dos últimos anos.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjunta SNM / INMET / INPE / CENSIPAM

Open chat
Como posso te ajudar?