Workshop debateu impacto das mudanças do clima no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos na abertura da in-cosmetics Latin America

Workshop debateu impacto das mudanças do clima no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos na abertura da in-cosmetics Latin America

O Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC abriu nesta quarta-feira, 27 de setembro, a programação da in-cosmetics Latin America, evento líder em matérias-primas e ingredientes para a indústria de beleza e cuidados pessoais, com o tema “Desafios e Soluções para enfrentar os Impactos da Mudanças Climáticas em HPPC.” Organizado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o encontro discutiu o desafio do setor para avançar na transformação de “mindset” a partir de uma perspectiva sustentável.

“A sustentabilidade e a preservação ambiental são fatores propulsores do trabalho de nosso setor há décadas, mas a importância crescente do tema das mudanças climáticas exige ainda mais atenção e foco da indústria”, afirmou o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, na fala de abertura do evento.

Sergio Gonçalves, presidente do Conselho Científico-Tecnológico da entidade, destacou a importância da eficiência energética, como a otimização de processos químicos para redução do consumo de energia, a transição para o uso de matérias-primas renováveis e o desenvolvimento de embalagens eco-amigáveis, como alguns dos ‘caminhos verdes’ para a indústria.

“É possível se apropriar de ferramentas e tecnologias e aplicar as ideias de reciclagem e reúso”, afirmou. “Existem muitas formas de fazer ingredientes dentro da perspectiva de uma inovação verde e sustentável”, ressaltou.

A necessidade de união entre academia, indústria e governo para o fomento à inovação e a promoção da adoção de práticas sustentáveis também foi destacada durante o workshop, assim como a garantia de conformidade da produção com os regulamentos ambientais.

Além de abalar o meio-ambiente, as transformações climáticas também podem afetar a eficácia dos produtos do setor, alertou Israel Feferman, membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC. Segundo ele, as variações climáticas afetam a saúde da pele e dos cabelos, exigindo da indústria o máximo de versatilidade na formulação dos produtos.

O primeiro dia do Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC também abriu espaço para o debate sobre marcas. Ricardo Bezerra, diretor executivo da Tátil Design, apontou que o design pode contribuir para que marcas sejam agentes transformadores, promovendo impacto e transmitindo propósito ao mesmo tempo que despertam o desejo dos consumidores. “Estamos falando de uma indústria altamente sensorial”, ressaltou Bezerra.

Também participaram do evento Beatriz M. Rodriguez Vera, diretora da BMRV Consultoria e José Mario Melo Barcelo, diretor de Programas e Parceria de Inovação de Produtos na Geltor-EUA.

A in-cosmetics Latin America é um dos mais importantes encontros de fabricantes de ingredientes do mundo e ocorre entre 27 e 28 de setembro em São Paulo.

João Carlos Basilio, Presidente-Executivo da ABIHPEC.

Sergio Gonçalves, Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC.

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: