Evento trará várias autoridades a Curitiba, entre elas, Fritjof Capra que ministra palestra magna e o renomado jurista Paulo Affonso Leme Machado na palestra de abertura
Começa nesta quinta-feira (dia 1.º de agosto) e prossegue na sexta-feira (dia 2 de agosto), com um painel especial sobre resíduos, a 10.ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba. A abertura do evento será às 9 horas de quinta-feira com a participação de diversas autoridades, entre elas, os secretários do Meio Ambiente do Paraná e de Curitiba, respectivamente, Luiz Eduardo Cheida e Renato Eugênio de Lima, e o superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado. Fritjof Capra, doutor em física, cientista, autor de vários best sellers e uma das maiores autoridades mundiais em sustentabilidade será a grande atração do evento e irá ministrar a palestra magna, às 18h30. O professor e desembargador federal, Vladimir Passos de Freitas será homenageado no congresso pela sua contribuição ao Direito Socioambiental brasileiro.
O evento trará a Curitiba diversas autoridades na área de Direito e Meio Ambiente, como o renomado jurista ambientalista e autor de diversas obras jurídicas, Paulo Affonso Leme Machado na palestra de abertura, com o tema “Críticas ao Novo Código Florestal na visão do Doutrinador”. Também participam do congresso, o coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone, e o presidente do Segundo Tribunal Ambiental do Chile, Ministro José Ignacio Vasquez Márquez. Advogados, empresários, magistrados, promotores, secretários de meio ambiente e diversos especialistas em questões socioambientais de todo o Pais estarão na cidade para o evento.
Às 9h20, o congresso discutirá a Política Nacional de Resíduos Sólidos com a participação do gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria, Wanderley Coelho Baptista; o secretário estadual do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida; o secretário municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugênio de Lima; o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná Saint-Claire Santos Honorato e um representante do Ministério do Meio Ambiente.
Este ano, o painel especial do congresso será sobre “Resíduos”, com ênfase na abordagem de soluções de logística e tecnologias para resíduos pós-consumo, acompanhando o tema da Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece no dia 2 de agosto, a partir das 9 horas. No primeiro bloco, serão apresentadas soluções de logística, de inclusão social, reciclagem material e de desoneração fiscal para resíduos pós-consumo.No segundo bloco, especialistas discutem soluções de logística, de compostagem e recuperação energética para resíduos encaminhados para unidades de valorização e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos (CDR, compostagem, aproveitamento de gás de aterro e coprocessamento). Participam do painel, representantes da Estre, ABIHPEC, Sinpacel, Kubitz, Sinpep, Sindibebidas e Revalore.
Serviço
10.º Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade
Data: 1 e 2 de agosto de 2013
Horário: dia 1.º – manhã, tarde e noite (abertura às 9 horas); dia 2 (manhã)
Local: Pequeno Auditório do Teatro Positivo – Estac. 8
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300
Campo Comprido – Curitiba – PR
Site do congresso: www.idinstituto.com.br/xcongresso