Consumo das famílias cresce 2,1% em junho ante maio, diz CNC

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a subir depois de duas quedas consecutivas. O índice teve alta de 2,1% em junho ante maio, para 67,5 pontos. Na comparação com junho do ano passado, o ICF ainda registra baixa de 2,6%.

O cenário é de retomada de alta, mas a entidade informa que, em pontuação, este é o pior mês de junho da série histórica do índice, iniciada em 2010. Na passagem de maio para junho, os sete tópicos usados para cálculo do indicador tiveram altas: emprego atual (1,1%); perspectiva profissional (0,9%); renda atual (1,5%); acesso a crédito (0,9%); nível de consumo atual (2,9%); perspectiva de consumo (6,5%); e momento para duráveis. Ante junho de 2020, houve recuos em cinco dos sete tópicos.

“A confiança no emprego é o que tem mantido as pessoas consumindo na pandemia. Quando há deterioração nas empresas, acontece um efeito dominó que impacta o orçamento das famílias e impede o acesso. O ICF tem sido um instrumento de análise bastante alinhado com essa expectativa”, afirmou Catarina Carneiro da Silva, economista responsável pela pesquisa, em comunicado da CNC.

 

Fonte: Cosmetics Online

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