Convênio municipal com indústria rende esteira de triagem para associação de catadores

Através de convênio firmado entre a Prefeitura de Araçatuba e a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, mais uma benfeitoria é feita aos trabalhadores de coleta de materiais recicláveis em Araçatuba.

Desta vez, a Acrepom – Associação dos Catadores de Papel e Materiais Recicláveis, de Araçatuba, recebeu, na semana passada, uma esteira de triagem de 13 metros de comprimento, equipada com implementos adequados à prevenção de acidentes. A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, visitou a sede da associação, da qual foi voluntária por muitos anos e até hoje atua em favor da categoria, a acompanhar o trabalho dos colegas com o novo equipamento. “Este será um grande incentivo à geração de trabalho e renda e defesa do meio ambiente”, afirma Edna Flor.

A vice-prefeita explica que o convênio da prefeitura de Araçatuba com o programa de reciclagem da ABIHPEC, iniciado em 2015, começou a contemplar associações de catadores e beneficiamento de materiais recicláveis da cidade em 2017. “Não tem nenhum custo para os cofres públicos municipais ou para as associações, exigindo apenas a contrapartida das cooperativas através da prestação de contas sobre as quantidades de material coletado. São 25 famílias na Acrepom e 18 na Cooper Araçá sendo assistidas pelo convênio. A ABIHPEC, como compromisso de logística reversa, destina equipamentos às entidades parceiras”.

Em janeiro de 2018, a Acrepom recebeu um veículo utilitário de carga, destinado á coleta seletiva de materiais eletrônicos, uma picape EFFA V21 branca, com baú isotérmico. Celestino José Marques de Oliveira, presidente da Acrepom, explica que os aportes são proporcionais às medições do que o material coletado rende e os valores são convertidos em material e equipamento. Ele relata que a produtividade aumentou com as coletas seletivas e começaram a render as benfeitorias em 2017, incluindo prensa, computador, impressora, bebedouros de água para a área de produção.

A Cooper Araçá (Cooperativa de Coleta Seletiva e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araçatuba), foi contemplada também pela primeira vez em 2017 e, durante o ano, recebeu da ABIHPEC duas prensas, paleteira, e um impressora. Sonia Maria de Souza Garcia, presidente da Cooper Araçá, esclarece que todos os meses são enviadas informações à ABIHPEC sobre o rendimento da cooperativa. “Temos sempre que aumentar a nossa meta. Com nosso trabalho cada vez melhor, conquistamos mais benefícios que melhoram nossas condições de trabalho e, consequentemente, melhoras para nossa produtividade e para o meio ambiente.

Reciclagem, Trabalho e Renda

A Prefeitura de Araçatuba tem um convênio com a ABIHPEC firmado para ajudar as cooperativas dos catadores de Araçatuba e hoje contribui no projeto implantado pelo município de coleta seletiva 100% e aumento da vida útil do aterro sanitário municipal.

O convênio é parte do Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, iniciativa da ABIHPEC em parceria com a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados). O objetivo é viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo com ampliação e melhoria da coleta e triagem, beneficiando e valorizando a comercialização dos materiais recicláveis. Além disso, apoia ações de geração de trabalho e renda que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis que operam em cooperativas e associações.

Fonte: Prefeitura Municipal de Araçatuba

Open chat
Como posso te ajudar?