O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e realizado em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza – ABIPLA, e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMA, realiza uma nova etapa de suas atividades em Cotia, em parceria com a Prefeitura e com a Coopernova Cotia Recicla. A primeira ação acontece de 22 a 26 de junho.
O programa forneceu diversos equipamentos, como empilhadeira, computador e impressora, além da reforma elétrica do galpão em que está instalada a cooperativa, que conta com 32 cooperados e destina para a reciclagem de 140 toneladas por mês.
O “Dê a Mão para o Futuro” visa criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.
Na segunda-feira, 22, inicia-se a campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva. Os moradores dos bairros atendidos receberão a visita da equipe do programa, dos próprios cooperados e de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que circularão nas ruas de Cotia, entregando folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana o caminhão de coleta seletiva passará. Ao todo, serão distribuídos mais de 32 mil folhetos e mais de 17 mil imãs ao longo de 4 semanas de projeto.
Bairros que receberão a ação de 22 a 26 de junho:
Segunda-feira (22/06) – Caucaia do Alto
Terça-feira (23/06) – Caucaia do Alto
Quarta-feira (24/06) – Parque São Jorge
Quinta-feira (25/06) – Condomínio São Paulo II
Sexta-feira (26/06) – Jardim Leonor
Sobre o programa Dê a Mão para o Futuro
O Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.
Em 2006, o Projeto piloto foi implantado no Estado de Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou resultados surpreendentes, ultrapassando as metas estabelecidas. Com esse sucesso, o programa foi colocado em prática nos Estados do Rio de Janeiro e Paraná, visando o cumprimento de exigências legais e, atualmente está em implementação no Estado de São Paulo.
O Programa “Dê a mão para o Futuro” foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.
Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br