Crise no porto afeta exportação de soja

O atraso nos embarques de soja, que provoca filas de caminhões nas rodovias de acesso aos principais portos do país, já afeta as exportações de um dos principais produtos da pauta brasileira. Ontem, o grupo Sunrise, maior comercializador chinês de soja, informou que irá cancelar a compra de cerca de 2 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil devido a atrasos no recebimento, segundo a agência Reuters. O volume é maior do que toda a soja exportada pelo Brasil em março -até a semana passada, foi embarcado 1,8 milhão de toneladas do grão- e equivale a 5% do total que o país deve exportar nesta safra, segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O gerente responsável pela divisão de soja da Sunrise, Shao Guori, disse à Reuters que a empresa planeja cancelar de 10 a 12 navios panamax que deveriam ter sido enviados entre janeiro e fevereiro, pois apenas dois chegaram ao país até o momento. “Nós não receberemos essas cargas. É um default [descumprimento de contrato] não embarcar no prazo.” A Sunrise, que é responsável por mais de 10% das importações de soja da China, planeja também cancelar outras 23 cargas com embarque previsto entre abril e junho. A Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais) não tem notícia de quebra de contratos. “Apenas de postergações”, afirma o presidente Sérgio Mendes. Apesar de também não ter informações sobre o cancelamento, Ricardo Tomczyk, vice-presidente da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), diz que a situação é “muito preocupante”. “Se o cancelamento de fato ocorreu, deve-se a um atraso muito grande nos embarques”, afirma. No porto de Paranaguá (PR), navios chegam a esperar 60 dias para receber a soja, segundo Liones Severo, consultor e negociador de soja voltado ao mercado chinês. Para especialistas, o grupo chinês aproveita os gargalos logísticos do Brasil para pagar menos pela soja. Os preços internacionais estão em queda por causa do aumento da oferta, com o avanço da colheita da safra recorde na América do Sul. Desde a semana passada, as cotações da soja na Bolsa de Chicago caíram 7%. “É muito provável que o grupo chinês use o mecanismo de cancelamento de contrato para ganhar com a diferença nos preços”, diz João Carlos Kopp, da JC.Kopp Consult, especializada em soja. A estratégia já foi utilizada pelo maior importador de soja do mundo no passado, inclusive em outros mercados. “Ao mudar o preço da soja US$ 15 para US$ 14 o bushel [27,2 quilos], os chineses economizam o equivalente a US$ 2,7 milhões em um navio com 60 mil toneladas”, calcula. Ontem, o bushel de soja valia US$ 14,07 em Chicago. (Fonte: Folha de São Paulo)

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