Dia das Mães movimenta setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos


Com 18% das intenções de compra no Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o varejo depois do Natal, a categoria de joias, colônias, cosméticos e bijuterias ganha cada vez mais representatividade na vida da mãe brasileira.

No setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), além de mãe, a mulher exerce diferentes papeis, como o de empreendedora, força de vendas, consumidora e colaboradora. É por isso que 80% das 5,6 milhões de oportunidades de trabalho do segmento são ocupadas por mulheres, contra apenas 40% da indústria como um todo.

O aumento da inserção do público feminino no mercado de trabalho se reflete também nas escolhas e hábitos de consumo dessas pessoas multitarefas. Pesquisas de abril deste ano da Mintel apontam que 45% das mulheres preferem maquiagens que possuam longa duração. A segunda principal preferência é por cosméticos fáceis de serem aplicados, com 38%. “Isso evidencia a necessidade feminina de cuidar da aparência e lidar com a otimização do tempo”, avalia João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Entre as que têm de 18 a 55 anos, 32% sempre carregam algum tipo de maquilagem na bolsa. Além disso, 27% mudam a cor do esmalte uma vez por semana.

Ao avaliar o segmento de cremes e loções faciais, as mulheres sinalizaram uma preferência por produtos que contenham ingredientes naturais (82%). Além disso, 74% gostariam de poder experimentar os produtos antes de comprá-los. “É por isso que o setor é responsável por um verdadeiro exército de promotores e a venda direta faz tanto sentido para o nosso negócio”, pontua Basilio.

O consumo de cosméticos pelas jovens de 16 a 24 anos é impulsionado pelos tutoriais em mídias especializadas. Ao todo, 22% destas mulheres gostam de experimentar maquilagens diferentes com o apoio desta ferramenta.

Para o público mais sênior, com 55 anos ou mais, o benefício antienvelhecimento é fundamental, uma vez que 43% das mulheres usam produtos anti-idade. “A indústria de HPPC está cada vez mais empenhada em oferecer produtos inovadores que atendam às necessidades específicas de cada público e isso se reflete em qualidade de vida, melhoria da autoestima e apoio às exigências da vida da mulher moderna. É por isso que as mães adoram ser presenteadas com um item do nosso setor”, conclui o presidente da entidade.

FONTE: ABIHPEC

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