A ABIHPEC, apoiadora oficial da Hair Brasil, maior feira e fórum de beleza na América Latina, marcou presença na edição 2014 realizada de 12 a 15 de abril, no Expo Center Norte (SP). Em sua cerimônia de abertura estiveram presentes os empreendedores e idealizadores do evento, Francisco e Waleska Santos; o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, além de lideranças políticas e empresariais e renomados profissionais do segmento.
Na ocasião, Basilio divulgou a representatividade do mercado brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no mundo e destacou o crescimento do setor próximo de 10% a.a. nos últimos 18 anos. “Em 2013, representamos 1,8% do PIB nacional e a expectativa para os próximos anos é atingirmos 2,0%. Somos o 3º maior mercado consumidor do mundo e os primeiros em perfumaria e desodorantes. O crescimento significativo dos salões de beleza também contribui para os bons resultados do mercado de HPPC”, acrescentou Basilio.
Já o deputado federal, Walter Ihoshi, elogiou a indústria e os trabalhos desenvolvidos pela entidade em conjunto com líderes do segmento. “O setor vem crescendo a passos largos”, finalizou Ihoshi em seu discurso durante a abertura da feira. Também estiveram presentes o deputado federal Vanderlei Siraque; o vereador Paulo Frange; o secretário municipal para Assuntos de Turismo e diretor-presidente da São Paulo Turismo, Wilson Poit; a coordenadora Nacional de Serviços – Beleza e Bem-Estar – Sebrae, Andrezza Torres; e o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzatto Costa.
A Hair Brasil também foi um marco para os profissionais do segmento da beleza. Durante o evento foi feito o anúncio da primeira norma técnica do País para esse setor – a de terminologia, que padroniza termos e serviços com objetivo de harmonizar e facilitar o entendimento das diversas partes envolvidas com as atividades de salões de beleza. Essa conquista aconteceu por meio do convênio firmado entre ABIHPEC, Sebrae e ABNT, que participam juntas da Comissão de Estudo para Normalização de Serviços de Beleza. O grupo também reúne profissionais da área, como proprietários de salões, cabeleireiros, sindicatos, representantes da indústria e de outros tipos de empreendimentos ligados ao segmento.
De acordo com Basilio, o setor de serviços profissionais está em plena ascensão no Brasil e, por conta da dimensão do País, é essencial que exista uma padronização das normas nos serviços oferecidos pelos estabelecimentos de beleza, para que de norte a sul a expansão seja sólida e de qualidade. “As oportunidades de crescimento desse setor são bastante promissoras e estão intimamente a mudanças no perfil demográfico, social e econômico da sociedade brasileira. Essas mudanças devem forçar modificações importantes no segmento de beleza, abrindo oportunidades para aqueles que ousarem inovar e aqueles que seguirem os padrões de saúde e higiene”, finalizou o presidente da ABIHPEC.
Além da norma de terminologia para os estabelecimentos de beleza, a de Boas Práticas está em desejam comprovar que fornecem serviços e comercializam produtos de acordo com as boas práticas de atendimento aos clientes e condições higiênico-sanitárias. Os próximos temas a serem tratados são: capacitação profissional, requisitos mobiliários e imobiliários e sustentabilidade.
Sebrae/SC na Hair Brasil 2014
O Sebrae/SC também participou da Hair Brasil, 13ª Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, com objetivo de alavancar a presença das pequenas empresas catarinenses no mercado nacional. Estiveram no evento 14 indústrias da região expondo seus produtos: Abboccato/Madressenza (Chapecó), Agapé Cosméticos (Morro da Fumaça), Bellacotton/Flexicotton (Santo Amaro da Imperatriz), Bioart Biocosméticos (Tijucas), Ciclo Cosméticos (Palhoça), Cottonbaby (São José), Dermavita (Brusque), Iandê Cosméticos (Rio do Sul), INA Dermocosméticos (Blumenau), Lapoge Cosméticos (Lages), La Vertuan/Amazon Touch (Araquari), Nanoventores (Florianópolis), Natucera (Tijucas) e Omnes Perfumes e Cosméticos (Içara).
Segundo Marina Barbieri, coordenadora estadual da carteira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do Sebrae/SC, a Hair Brasil é considerada o grande ponto de encontro do trade de beleza e referência latino-americana no setor. “A feira concentrou mais de 900 marcas de produtos para cabelos, estética e spas e a presença de Santa Catarina no evento foi fundamental para consolidarmos a representatividade do Estado neste setor”, finalizou.
Em 2013 a feira gerou R$400 mil em vendas imediatas e considerando possibilidades de vendas futuras, esse valor superou os R$3 milhões. Para a edição 2014, de acordo com os resultados apresentados pelos empresários, esse valor terá um incremento de pelo menos 30%.