Beautycare Brazil traz compradores da América Latina para rodada de negócios em SP


Fruto de uma parceria entre o Departamento de Comércio Americano e o Beautycare Brazil, projeto setorial coordenado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a Rodada de Negócios que ocorreu de 28 a 31 de março, durante a Feira Hair Brasil, em São Paulo. A iniciativa obteve um resultado positivo para as 23 empresas presentes, que reuniram-se com compradores internacionais de Chile, El Salvador e Peru.

Durante os três dias foram realizadas 118 reuniões, com resultado esperado em negócios para os próximos 12 meses de USD 2 milhões. “Todos os participantes da rodada ficaram bastante satisfeitos com as reuniões realizadas”, diz a gerente do Beautycare Brazil, Gueisa Silvério. “Os compradores apontaram que as empresas brasileiras estavam preparadas para as negociações, que tem por consequência o excelente resultado alcançado.”

Retomando a participação nos eventos do projeto, César de Medeiros, da empresa Condor, afirma que o projeto já trouxe muitas oportunidades de contato com possíveis importadores: “É muito bom que essa rodada de negócios aconteça no início do ano, para que possamos ter repertório para os próximos meses”, comenta. Para o analista de comércio exterior da De Sírius, Marcelo Sulzbac, a rodada dentro da Hair Brasil foi muito interessante, pois cerca de 80% dos distribuidores da empresa foram prospectados em feiras: “O mercado de exportações ainda é muito novo para a empresa e essas investidas são muito importantes para nós.”

Segundo o comprador Ernesto Ontaneda, da empresa Kera Cosmetica, “a maioria das empresas presentes está preparada para exportar. Ele ressalta  também a variedade dos produtos brasileiros que cobrem todas as categorias e que a oportunidade de visitar a feira via projeto, foi muito mais produtiva do que se tivesse vindo sozinho.  “Já tive outras experiências no Brasil, há quase cinco anos, e percebi uma mudança muito grande na preparação e foco das empresas”, disse, destacando o preparo em questões regulatórias, como rotulagem. A importadora e distribuidora é especializada em artigos de uso profissional, com sede no Peru.

Carlos Oquendo, comprador da Medea Lab, empresa peruana dedicada à comercialização de produtos para cabelo, diz que falou com 20 empresas e acredita que fechará negócio com pelo menos seis delas. “Estou levando amostras dos produtos para o Peru e muito confiante nos resultados”.

As exportações totais do setor passaram de US$ 387 milhões em 2004 para US$ 798 milhões no ano passado. As empresas do projeto são responsáveis por cerca de 21% do total desse valor.



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