O novo estudo “Retrospectiva e Perspectivas” divulgado pelo Ibope Media na quarta-feira, 11, mostrou que os investimentos publicitários cresceram 8% no ano passado, chegando a R$ 121 bilhões, contra R$ 112 bilhões de 2013. Além dessas informações, o levantamento traz análises aprofundadas sobre o segmento.
Entre os meios de comunicação, mais uma vez a primeira colocada é a TV aberta com volume de publicidade de 56%, o que soma mais de R$ 67 bilhões em investimentos. Em relação a 2013, o aumento na participação no bolo publicitário se deve principalmente à Copa do Mundo.
Em segundo lugar, o ranking traz o jornal, que deteve 15% do volume e manteve anunciantes fieis ao meio, o que resultou em mais de R$ 17 bilhões em espaço. Em terceiro, está a TV por assinatura com 9%, alcançando mais de R$ 11 bilhões.
O estudo também apresenta dados sobre revista, que, com 5% de participação, alcançou mais de R$ 6 milhões de verba. Em seguida, apresenta a internet com 4% do bolo publicitário, correspondente a mais de R$ 5 milhões. No levantamento, os gastos com internet caíram 2% em relação a 2013, porém o Ibope considera apenas anúncios em sites e portais, sem os investimentos em ações nas redes sociais.
Outros setores
Diretora de monitor do Ibope Media, Rita Romero declarou que sabendo da importância deste estudo para todo o comércio, a organização decidiu complementá-lo com novas informações sobre o investimento publicitário. “Agora, os rankings de maiores anunciantes, setores, meios e praças são acompanhados de análises que levam em consideração o cenário político e econômico, assim como as perspectivas para 2015”.
No geral, em relação a todos os setores, o de “Comércio e Varejo” segue na liderança de investimento publicitário, seguido por “Higiene Pessoal e Beleza”, um dos menos impactados pela crise e pela estagnação da economia. Segundo o levantamento, este segundo teve crescimento dentro da média do investimento publicitário total. O setor de “Alimentação”, por sua vez, cresceu 37%, principalmente devido ao aumento dos investimentos realizados pela categoria “Carnes, Aves e Derivados”.
Em relação às cidades, São Paulo continua liderando os mercados monitorados, com 25% de participação em relação ao total, seguido por Rio de Janeiro (11%) e interior de São Paulo (6%). Belo Horizonte e Florianópolis se destacaram, respectivamente, com aumentos de 14% e 15% em relação ao ano anterior.
(FONTE: Comunique-se)