Itajaí realiza campanha de conscientização para coleta seletiva

Itajaí faz parte do grupo de seis cidades catarinenses que participam do Programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda. A campanha busca conscientizar sobre a separação do lixo. As ações começam no dia 02 de julho, com atividades até 2020. A previsão é que 60 mil domicílios sejam visitados nas regiões onde há coleta seletiva.

O foco do Programa é ampliar o conhecimento da população sobre a separação correta dos materiais recicláveis e o quanto esta atitude pode contribuir com o meio ambiente e, também, com a geração de trabalho e renda para aqueles que vivem da reciclagem de resíduos.

Os moradores de Itajaí receberão a visita da equipe do Programa “Dê a Mão para o Futuro”, dos próprios cooperados e de agentes públicos municipais. Um veículo personalizado irá circular nas ruas de Itajaí e a abordagem será porta a porta, com entrega de folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana a coleta seletiva passará em seu bairro.

A campanha é coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria eCosméticos (ABIHPEC) e realizado em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). No município conta com a parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí e com a cooperativa de catadores Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis da Foz do Rio Itajaí (COOPERFOZ).

Sobre o Programa Dê a Mão para o Futuro

O Programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.

Em 2006, o Projeto piloto foi implantado no Estado de Santa Catarina em quatro municípios com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou resultados surpreendentes, ultrapassando as metas estabelecidas. Atualmente, o Programa Dê a Mão para o Futuro realiza suas ações em outros nove Estados.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Open chat
Como posso te ajudar?