Sentimento de pertencimento, proximidade com a marca e envolvimento com a finalização de produtos, são algumas das sensações cada vez mais procuradas por consumidores no Brasil e no mundo. O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC) sempre atento às necessidades do consumidor e responsável por antecipar tendências para a indústria que atua no Brasil realizou nesta segunda-feira (7/11), curso sobre Tendências Globais em Sensoriais Inovadores para tratar do tema.
Conduzido por Flávia Zanelli, gerente de Marketing de produtos para pele e proteção solar na Basf para América Latina, o evento reuniu representantes do setor interessados em conhecer e debater tendências globais que proporcionam novas experiências sensoriais para o consumidor. Seguindo a tendência já apontada nos Estudos de Tendências do ITEHPEC sobre a relevância do sensorial, Flávia trouxe uma série de tecnologias muito utilizadas na Ásia nos segmentos de produtos para cuidados com a pele, higiene oral, proteção solar e cuidados para o cabelo.
Produtos duofásicos, que convidam o consumidor a realizar a finalização misturando as fórmulas, máscaras para a pele que traduzem uma série de reações sensoriais desde frescor, calor e esfoliação, até cremes que contam com embalagens capazes de transformar a textura dos produtos. Segundo Flávia, os consumidores têm buscado produtos que sejam funcionais, multiuso, com apelo para um belo design e que os envolvam na experiência sensorial. Cremes que provocam explosões de sensações desde o contato com uma embalagem inusitada, passando pela manipulação de produtos até o contato com a pele“ comenta.
Dentre as novidades que mais chamaram a atenção dos executivos presentes no evento, os produtos conhecidos como single dose foram os que despertaram mais curiosidade. Flávia apresentou uma touca de cabelo waterless wash, que é utilizada em hospitais, para a lavagem do cabelo de pacientes que não podem sair da cama. A touca é colocada sobre o cabelo e, quando massageada por fora, realiza a limpeza dispensando o uso de água. A novidade poderia ser introduzida no universo do consumidor comum, destacando a necessidade de racionalização da água.
Cremes que se transformam em uma pasta aquosa, gel que vira pó, produtos que quando entram em contato com a pele mudam de cor e de textura e inspirações na gastronomia e na natureza são as principais tendências que o consumidor começará a encontrar nas prateleiras nos próximos anos.
“Hoje temos muitos itens no mercado internacional sobre texturas que se transformam e acredito que esta seja uma das melhores formas de surpreender. Temos produtos que tem aparência de gel, mas que quando aplicados se transformam em pó. Esse ‘efeito mágico’ é uma das coisas mais emocionantes para o consumidor“ afirma.
Para Marina Kobayashi, gerente de Inovação do ITEHPEC, o Instituto procura antecipar as tendências e trazê-las para a realidade das empresas do setor, sendo que uma das formas de disseminar as inovações e o conhecimento é por meio do seu Programa de Capacitação, que mantém uma programação bastante robusta durante todo o ano. “Ficamos muito satisfeitos quando as empresas comentam que o conhecimento proporcionado pelo ITEHPEC faz a diferença nos negócios da companhia”, finaliza a executiva.
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