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Por Tatiane Bortolozi
A marca americana de maquiagem BareMinerals, subsidiária do grupo japonês Shiseido, está encerrando a distribuição de seus produtos no Brasil neste início de ano. Em comunicado, a empresa afirma que “a decisão foi tomada após avaliação estratégica do negócio global a longo prazo”.
A operação da BareMinerals no Brasil foi iniciada em 2012, quando o setor de cosméticos crescia a dois dígitos, impulsionado pela expansão da classe média. A marca chegou a ter lojas próprias e também comercializava seus produtos em grandes redes especializadas no mercado de beleza, como Sephora e The Beauty Box.
Os produtos continuarão disponíveis em “free shops” dos aeroportos internacionais de Guarulhos e Foz do Iguaçu, segundo a companhia. A Shiseido manterá a sua marca própria no Brasil, além da linha Nars, distribuída com exclusividade pela Sephora.
O setor de cosméticos encerrou o ano passado com vendas de R$ 42,7 milhões, uma queda real de 6% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
A primeira retração em 23 anos foi motivada pela recessão econômica e pela ampliação da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para distribuidoras, desde maio. O emprego direto apresentou retração de 2% no setor em 2015, o equivalente ao fechamento de cerca de 1 mil vagas.
Fonte: Valor
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