Mercado brasileiro de HPPC: quarta posição mundial com sensação de terceira

O Brasil figura atualmente como o quarto maior mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no mundo, porém busca o retorno para a terceira posição, lugar que deixou de ocupar em 2015. A desvalorização do real frente ao dólar fez com que o Brasil caísse neste ranking global, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

“O Brasil não deixou de consumir produtos de HPPC. A desvalorização cambial fez com que deixássemos de ser o terceiro maior consumidor mundial, uma vez que este ranking é indexado ao dólar”, afirma Daniel Oliveira, gerente de Inteligência de mercado da ABIHPEC.

Com a retração do dólar no início de 2016, a moeda brasileira vem se fortalecendo, fato que, possivelmente, fará do Brasil o terceiro maior consumidor mundial de produtos de HPPC.

“Não temos a expectativa de sermos maiores que os Estados Unidos (320 milhões de habitantes) e China (1,4 bilhões de hab.), porém, os números do Euromonitor vêm sinalizando o Brasil voltará a ser maior consumidor que os Japoneses (127 milhões hab.), finaliza Oliveira. O estudo do Instituto com o resultado do setor chegará em breve.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?