A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apresenta que o mercado brasileiro de produtos masculinos dobrou de tamanho nos últimos 5 anos, saindo de US$ 2,284 bilhões, em 2008, para US$ 4,572 bilhões, em 2013. Hoje, este mercado ocupa o segundo lugar do ranking de maiores consumidores de HPPC do mundo — atrás apenas dos Estados Unidos.
Atualmente, os produtos masculinos representam mais de 10% do consumo total de HPPC no Brasil, que totaliza US$ 43 bilhões. Em 2013, os produtos para barba representavam 58,1% das vendas, equivalente a um faturamento de US$ 2,658 bilhões. Enquanto a categoria de cuidados pessoais somava 42%, totalizando US$ 1,915 bilhão em vendas.
Considerando apenas o universo de perfumaria, os homens são responsáveis por 43,3% do consumo brasileiro, totalizando US$ 3,051 bilhões.
Nota-se que há cada vez mais uma cultura masculina voltada para o cuidado com a saúde e bem estar, muito além da estética. Isso se reflete na própria indústria, que investe em inovação direcionando lançamentos para este público.
Em 2013, a categoria de lâminas para barbear representava 88,4% das vendas, somando US$ 2,350 bilhões, seguido de produtos pré-barba (6,8%) com US$ 180 milhões e itens pós barba (4,8%) totalizando US$ 127 milhões em vendas. Em 2008, as vendas somavam respectivamente US$ 990,6 milhões, US$ 146,2 milhões e US$ 79,9 milhões.
No mercado de cuidados pessoais masculino, a categoria de desodorantes representava 98,1% das vendas, com US$ 1,878 bilhão de faturamento, frente US$ 1,053 bilhão, em 2008.
Os produtos para cabelos (1,3%) somavam US$ 24,3 milhões, que em 2008 tinham vendas totais de US$ 10,7 milhões. Enquanto os produtos para banho (0,5%), como sabonetes, totalizavam US$ 10,4 milhões de vendas em 2013, contra US$ 3,6 milhões, em 2008.
Fonte: Euromonitor e ABIHPEC