[:pt]Por Cibelle Bouças
As vendas de Natal do comércio varejista no Estado de São Paulo terão queda de 7,2% em comparação ao mesmo período de 2014, chegando a R$ 53 bilhões. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). “O Natal tende a ser pior que o de 2014.
Os consumidores vão procurar se endividar pouco e fazer compras pequenas”, prevê Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio-SP. Entre os segmentos do varejo, as quedas mais expressivas serão observadas em concessionárias de veículos (24,2%) e materiais de construção (20,5%). Os únicos segmentos que terão aumento em vendas são farmácias e perfumarias (1,8%) e supermercados (4,9%). As projeções levam em conta queda na renda, aumento do desemprego e inflação persistente.
Se o resultado for confirmado, São Paulo terá o pior Natal das últimas duas décadas, segundo Victor Augusto Meira França, assessor econômico da Fecomercio-SP. O economista observou que o Natal fraco pode motivar o varejo a fazer novas demissões no início de 2016. “A perspectiva é de um ajuste forte a partir de janeiro”, diz. Em 2015, o varejo paulista fecha o ano com queda de 2,1% no quadro de funcionários, com fechamento de 46 mil postos de trabalho, para 2,1 milhões de empregados.
Fonte: Valor[:]