Nova campanha! Até 2020, Prefeitura de Joinville quer todos os moradores separando o lixo reciclável. Um sonho possível?

Todos os 160 mil domicílios de Joinville, onde trabalham e residem perto de 600 mil habitantes, serão visitados até 2020 para que, efetivamente, façam a separação do lixo reciclável. A ação faz parte do Programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, coordenado pela ABIHPEC, com apoio da Prefeitura de Joinville.

Atualmente, Joinville produz por mês 12 mil toneladas de lixo, das quais apenas 800 toneladas (6%) da parte reciclável são separadas. Segundo estimativa do setor, esse percentual pode chegar a 35%.

A campanha começou nesta segunda-feira, dia 21 de maio, e se estenderá com calendário até início de 2020. A previsão é que os 160 mil domicílios sejam visitados em semanas alternadas nas regiões onde há coleta seletiva. Serão distribuídos 320 folhetos.

O trabalho contará com a participação conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla) e da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

O foco é ampliar o conhecimento da população sobre a separação correta dos materiais recicláveis e o quanto esta atitude pode contribuir com o meio ambiente e, também, com a geração de trabalho e renda para aqueles que vivem da reciclagem de resíduos.

Pela Prefeitura de Joinville estão envolvidas as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), de Assistência Social (SAS) e de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). Também participarão uma associação e uma cooperativa de catadores, a Associação Ecológica de Catadores Recicladores de Joinville (Assecrejo) e a Cooperativa de Reciclagem, Beneficiamento e Arborização de Joinville (Recicla).

Os moradores receberão a visita da equipe do Programa “Dê a Mão para o Futuro” e dos próprios cooperados. Um veículo personalizado irá circular nas ruas da cidade e a abordagem será porta a porta, com entrega de folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa identificar em qual dia da semana a coleta seletiva passará em seu bairro.

Coleta seletiva

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Santa Catarina

Em 2006, um projeto-piloto foi implantado em Santa Catarina em quatro municípios, com a parceria da Fundação Banco do Brasil, e apresentou bons resultados, ultrapassando as metas estabelecidas.

Atualmente, o Programa Dê a Mão para o Futuro realiza suas ações em nove Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas) e está em processo de expansão para mais três Estados: Ceará, Rio Grande do Norte e Pará.

O Programa participa do Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral e foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor.

(Por: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville)

Fonte: Fazer Aqui

Open chat
Como posso te ajudar?