Não. Não é preciso mais disfarçar ou mesmo renunciar à vaidade masculina sob o pretexto de que não há locais para se estar à vontade num ambiente que reúna os principais itens que costumam atrair os homens. Os salões e barbearias evoluíram em estética e conceito. A decoração vintage é quase um elemento de sedução obrigatório para atrair a freguesia. É possível assistir confortavelmente a uma partida de futebol em modernos aparelhos de TV enquanto se aguarda a vez de aparar os cabelos, a barba, entre muitos outros serviços. A trilha sonora também costuma se adaptar à clientela.

Com direito a optar por tomar uma cerveja? Sim. E artesanal. Junte à tudo isso a possibilidade de se divertir em uma partida de sinuca ou com jogos eletrônicos. Pronto. Estes espaços já se tornaram ponto de encontro para homens que conversam sobre política, mulheres, negócios e aproveitam também para fazer um happy hour.

A definição dos padrões estéticos e de decoração é fundamental para aumentar a atratividade e captação de clientes

O Brasil é o segundo em consumo de produtos masculinos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA). Segundo dados divulgados pela Euromonitor International, o mercado masculino de cuidados pessoais faturou R$ 19,6 bilhões em 2016, resultado 10,6% maior do que o realizado no ano anterior quando o valor atingiu R$ 17,71 bilhões. No comparativo de 2011, quando o faturamento registrou a marca de R$ 10,07 bilhões, com o valor apurado em 2016, o número quase dobrou, demonstrando um aumento de 94,4%. Além disso, de acordo com as projeções de crescimento anual, o segmento deve avançar cerca de 7,1% até 2019.

Outra pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) ao Instituto Qualibest, e direcionada ao público masculino, aponta que 43% dos entrevistados são supervaidosos e que 54% frequentam regularmente salões e barbearias. “A rotina do homem brasileiro moderno requer uma grande diversidade de produtos de cuidados pessoais para praticidade do dia a dia. A indústria está atenta e vem disponibilizando não somente produtos habituais, mas também novidades e inovações, a fim de atender às demandas de um consumidor cada vez mais exigente”, diz João Carlos Basilio, presidente executivo da Abihpec.

Nova concepção
A percepção sobre o hábito masculino acerca da aquisição de produtos específicos para as suas necessidades no Brasil se intensificou ao longo dos últimos seis anos, impulsionando a expansão das barbearias no país. “Ícones do futebol como David Beckham e Cristiano Ronaldo influenciaram de maneira muito intensa a concepção de beleza masculina. Até em relação à metrossexualidade, termo bastante usado anos atrás para descrever homens vaidosos e que na época ganhou uma conotação pejorativa, cedeu espaço a uma nova concepção de homem mais consciente não só com os cuidados estéticos, mas também que se preocupa com a sua saúde e bem-estar, presenteando a si mesmo ao frequentar uma barbearia que valorize a experiência e o seu momento”, comenta Daniel Oliveira, gerente de inteligência de mercado da Abihpec.

Barbearias em foco
A reinvenção das barbearias se tornou um dos principais canais que estimulam o consumo de produtos de beleza entre homens. Em sintonia com o vigor de um mercado em ascensão, o Barber Week, evento realizado em meados de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, recebeu quase 4.900 visitantes interessados em aprender e empreender no ramo da barbearia.

O evento, distribuído em uma área de 3.500 m², trouxe cerca de 25 marcas, novidades para o setor e uma ampla grade de workshops com temáticas variadas sobre as inúmeras possibilidades do mercado profissional de barbearia. “Posso dizer com tranquilidade, já é o maior da América Latina voltado exclusivamente para o segmento de barbearia que vem crescendo vigorosamente ao longo dos últimos cinco anos, mas desde 2015 o interesse dos consumidores se tornou ainda mais evidente, o que impulsionou a indústria a dedicar boa parte de seus investimentos para eles. Acredito que esta não é simplesmente uma onda, mas sim, algo que vai se consolidar tanto quanto o mercado feminino”, diz Bernardo Mascarenhas, diretor educacional do Barber Week.

Identidade adequada
Quem decide investir, desfrutando o crescimento do mercado, deve ficar atento ao fator da escolha de uma identidade apropriada para o seu negócio. A definição dos padrões estéticos e de decoração é fundamental para aumentar a atratividade e captação de clientes. Entre a gama de exemplos, os estilos preferidos são o londrino, que segue uma linha mais old school europeia; o vintage, com elementos inspirados nos anos 1930 a 1960; o moderno, com referências tecnológicas; e o californiano, baseado na cultura lowrider dos anos 1940 e 1950. “As barbearias precisam dessa identidade para atrair e fidelizar o público, mas, antes de decidir, é muito importante saber muito bem quem é a sua clientela, além de levar em consideração fatores como localização, por exemplo, e, a partir daí, procurar elementos que sejam atrativos”, explica Mascarenhas.

Barbearia Bar: um negócio de família
O primeiro a entrar para o ramo foi o avô entre as décadas de 1920 e 1930. Vindo de uma família de cabeleireiros, o empresário e proprietário da Barbearia Bar, Marinaldo de Oliveira, lembra-se ainda de épocas passadas, histórias que remontam o início de seu atual projeto. Desde então, ele e seus irmãos, que também trilharam o mesmo caminho, dirigiram uma rede de salões unissex e uma barbearia localizada no bairro da Chácara Santo Antônio, na capital paulista, com uma operação que remetia aos moldes antigos. Após anos de estudo intenso no exterior, Oliveira retornou para aplicar os conceitos absorvidos em sua barbearia e elaborou uma pesquisa com quase mil clientes sobre suas preferências em serviços.

Como saldo, descobriu que a incorporação de elementos como música ambiente, degustação de cervejas e aparelhos de televisão com imagem em alta definição transmitindo partidas de futebol faziam parte dos anseios de grande parte dos frequentadores. “Aliado a isso e em conjunto com a consultoria de uma arquiteta, desenhei uma estética moderna com toques retrô para o ambiente. Nasceu assim, em 2015, a Barbearia Bar. Atendemos hoje cerca de 3.500 clientes por mês e crescemos 300% em 2016. A rede conta com mais uma unidade na Vila Olímpia que cresce a uma base de 17% mensais e estamos finalizando nossa primeira franquia na cidade de Jundiaí. Para 2017, esperamos uma expansão de 34%”, conta Oliveira.

Beard Brasil: cosméticos específicos
Ao perceber uma deficiência de mercado a respeito da produção de cosméticos voltados ao público masculino e particularmente para barba, surgiu em 2014, a Beard Brasil. A empresa registrou um crescimento de 72% entre os anos de 2015 e 2016. Ao comparar os resultados do ano passado com o final do primeiro semestre de 2017, houve um incremento da ordem de 60%. Dados da participação de mercado da companhia revelam que o gasto médio dos clientes com seus produtos está avaliado em R$ 120 mensais.

“A partir de 2014, entendemos que a demanda por cuidados masculinos teve um aumento significativo. Em um mundo onde só existe tempo para o trabalho e pouco espaço para a qualidade de vida, as barbearias tiveram a sacada e ofereceram novas sensações, um momento de descanso, lazer e bate-papo, vendendo o conjunto de uma experiência personalizada. Acreditamos que este ano irá superar todas as expectativas do que tínhamos até agora e esperamos encerrar com um aumento de 100% em faturamento”, avalia Danilo Mendes, CEO da Beard Brasil.

Rede Garagem: sofisticação em serviços
Tem limpeza de pele, massagem, depilação e podologia? Sim. Dia do noivo com os convidados e o futuro marido se preparando juntos para a cerimônia? Sim. Os elementos acima podem fazer pensar que estamos falando de uma clínica de estética, mas são serviços incorporados às barbearias da Rede Garagem. A empresa foi fundada na cidade de São Paulo no ano de 2001 pelos empresários Fernanda Dib e Enrico Montes com seu primeiro salão no bairro de Moema. O carro-chefe ainda é a tradicional dupla cabelo e barba, mas o estabelecimento oferece um sofisticado menu de serviços e, para cada item pago pelo cliente, ele ganha como cortesia uma cerveja premium.

A rede conta com nove unidades e está se expandindo através do sistema de franquias. “Sentimos um crescimento relevante a partir de 2009. Hoje, temos três lojas próprias e seis estabelecimentos franqueados com um tíquete médio de R$ 110. Em 2016, nosso faturamento atingiu a marca de 400% em relação ao ano anterior. Com o boom das barbearias, o perfil dos frequentadores se diversificou já que estão surgindo novos salões com todas as faixas de preços e que atendem homens de todas as idades e classes sociais. Nossa perspectiva é fechar o ano de 2017 com mais cinco novas franquias”, expõe Dib.

Van de Velde: estilo em movelaria
Atuando no segmento de mobiliário para salões de beleza, spas, clínicas de estética e barbearias há mais de 20 anos, a Van de Velde, empresa totalmente nacional localizada na cidade de Limeira (SP), mantém um alto rigor em sua divisão de metalurgia na produção de itens estilizados e confirma uma demanda que avança progressivamente quando o assunto é a composição dos ambientes temáticos das barbearias. Sua linha requintada de poltronas vintage tem ótima aderência e aceitação nos mais diversos salões do país.

Com dez lojas exclusivas espalhadas pelo Brasil, a empresa obteve um incremento de 21% em 2016 comparado ao ano anterior, principalmente puxado pelo lançamento de poltronas e móveis para salões masculinos e barbearias. “Em 2017, mesmo com a economia em retração, registramos até o momento um crescimento próximo a 30% em faturamento. Desde 2013, o mercado masculino começou a demonstrar interesse em locais próprios, bem decorados e com outros serviços disponíveis. Ao mesmo tempo, os homens voltaram a usar barbas e a se cuidarem mais. Neste universo, existem várias estratégias, mas de forma geral há uma grande preocupação com privacidade e comodidade. Além disso, muitas barbearias associaram seus locais a jogos, bares e até charutaria, de forma que os amigos possam se reunir e saborear momentos relaxantes e prazerosos”, afirma Paulo Vieira, diretor comercial da Van de Velde.