[:pt]Prefeitura de Araçatuba oficializa adesão a programa de reciclagem[:]

[:pt]

A Prefeitura de Araçatuba oficializou na quarta-feira (24/9), no Paço Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Termo de Adesão ao Programa de Logística Reversa ‘Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda’. A assinatura consta na programação da Semana da Árvore, iniciada no dia 21. O prefeito Cido Sério e o secretário Jorge Hector Rosas, de Meio Ambiente, representam o Município.

No mês de abril, o coordenador técnico do programa no Estado de São Paulo, Edinei Garcia, esteve em Araçatuba e levantou informações sobre as organizações de catadores que atuam em parceria com o Município. Com base nesses dados de campo e observando o potencial de geração local de recicláveis, a avaliação foi de que a Associação Acrepon e a Cooperativa Cooperaraçá estão aptas para receber investimentos, a partir da adesão da Prefeitura.

“Araçatuba é o primeiro município da Bacia do Baixo Tietê a ser incluída no projeto. A cidade e região têm muito potencial para a coleta seletiva. O trabalho será no processo de logística com embalagens de perfume, cosméticos e produtos de higiene”, explicou o coordenador técnico Edinei Garcia. Acrepon foi representada por Lázaro Pereira e a Cooperaraçá por Janete Araújo de Oliveira, presidente interina.

O prefeito Cido Sério agradeceu a adesão, “pois a cidade sentia a necessidade de inclusão em um projeto como esse. Essa parceria é muito importante, porque melhora as condições de trabalho, o sistema de coleta e fortalece as cooperativas. Um avanço para a qualidade de vida das pessoas. E representa uma contribuição importante para aprimorar a vida nesse Planeta azul”. A secretária de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda, compareceu ao evento.

O secretário Jorge Rosas destacou que “fomos procurados porque Edinei Garcia avaliou o potencial de Araçatuba, e propôs o convênio. É um paço gigante em relação à reciclagem de resíduos, sendo o Município o 35.º a assinar o termo de adesão”. Cidinha Lacerda acrescentou que “não adianta ter inclusão social se não houver meio ambiente, e não adianta ter meio ambiente sem inclusão social. Por isso, estou muito feliz com esse projeto, que certamente veio para somar”.

O programa é iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em parceria com Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) e Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).  O objetivo é viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo com ampliação e melhoria da coleta e triagem, beneficiando e valorizando a comercialização dos materiais recicláveis. Além disso, apoia ações de geração de trabalho e renda que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis que operam em cooperativas e associações.

Fonte: G1

[:]

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?