Estudo do Google Brasil mostrou os presentes mais desejados para o Dia das Mães, que ocorre no domingo, 12 de maio. Roupas, sapatos e acessórios aparecem no topo da lista em pesquisa realizada com 500 pessoas via formulários online. Mães brasileiras também querem ganhar smartphones, perfumes e cosméticos. Com mudanças no estilo de vida das mulheres, artigos de uso pessoal são preferíveis em comparação com eletrodomésticos, que aparecem em último na lista.
“Quero ganhar o que for para mim, nada para a casa. A mulher tem que se renovar, cuidar de si. Procuro manter equilíbrio entre trabalhar, cuidar da casa e ter tempo para mim”, diz Renata Pinheiro, 41, técnica em segurança no trabalho. Para a mãe, Renata pretende dar um kit de perfumes e maquiagens, presente com valor mais alto do que comprou em 2018. De acordo com a pesquisa, 28% das entrevistadas afirmaram que a atividade com a qual gastam menos tempo diariamente é com cuidados próprios.
A auxiliar de cozinha Catarina Alves dos Santos, 32, escolheu um celular para presentear a mãe a pedido dela. O smartphone se tornou um dos presentes mais desejados, com 22% das entrevistadas selecionando esta opção na pesquisa. E é online que as mães, segundo o Google, procuram mais informações sobre a saúde, educação e nutrição. No entanto, nas intenções de compras dos filhos, o objeto aparece em último, com apenas 11%.
Para Jonathan Cruz, topógrafo de 32 anos, o presente deste ano também terá um valor maior do que o comprado no ano passado. Ele deu uma máquina de lavar roupas para a mãe antecipadamente. Apesar disso, o filho deve levar bolo e flores para o almoço de domingo. Chocolates e flores são esperados por 14% das mães entrevistadas, sendo também mencionados por 19% dos filhos.
Em média, os consumidores de Fortaleza e Região Metropolitana devem gastar R$ 258 com a data comemorativa. O valor é 9,3% maior do que o registrado em 2018, conforme a pesquisa “Potencial de Consumo do Fortalezense”, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE). A expectativa do comércio é que o Dia das Mães impulsione R$ 270 milhões em compras.
Fonte: O Povo