Projeto Beautycare levará empresas do setor de higiene, perfumaria e cosméticos para mostra nos Emirados a partir de 14 de maio. Participação foi divulgada junto a blogueiras árabes
São Paulo – Indústrias brasileiras de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos vão participar da Beautyworld Middle East, feira do segmento que ocorre de 14 a 16 de maio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A presença nacional teve divulgação especial nesta edição, com distribuição prévia de produtos de marcas brasileiras junto a blogueiras famosas no mundo árabe e convite para visitarem o espaço do País na mostra.
A divulgação foi feita pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em uma parceria com o Beautycare Brazil, projeto que promove a exportação de produtos brasileiros. O Beautycare Brazil é levado adiante pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organizadores da participação na feira de Dubai. O Brasil terá uma presença expressiva, com espaço de 507 metros quadrados e 42 empresas.
Para a divulgação junto aos blogs, as empresas do Beautycare foram convidadas a enviar seus produtos. Blogueiras como Sarah, do blog Glam Dubai, Maira Mateen, do Maira Simple Life, Sahar, do blog Sahar Reviews, e Slava Noor, do The Pink Fins, já fizeram posts sobre o tema. Os itens remetidos são para cabelos, unhas e cuidados corporais. Uma das blogueiras mais conhecidas em Dubai, Tamara Al Gabbani, estará no espaço do Brasil na abertura da feira.
“É um setor de valor agregado, que demonstra potencial de exportação para o mundo árabe”, afirmou o diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, sobre o motivo do apoio da entidade.
A participação do Beautycare na edição da Beautyworld Middle East deste ano significa um avanço sobre o ano de 2016, quando integraram o espaço brasileiro 25 empresas. Das 42 companhias do projeto que participam neste ano, 39 estarão no espaço coletivo e três terão estandes individuais. A gerente do projeto Beautycare Brazil, Gueisa Silvério, afirma que há um interesse crescente das empresas pelos países da região.
Assim como no ano passado, haverá no pavilhão brasileiro um lavatório à disposição dos expositores. A novidade será uma área de workshop, que poderá ser utilizada pelas empresas para divulgações e demonstrações técnicas de seus produtos junto a clientes. As empresas que participam do espaço são de várias áreas, desde cabelo e pele até unhas.
Também acontecerá um projeto comprador durante a feira de Dubai. Importadores árabes foram selecionados pelo Escritório da Apex-Brasil nos Emirados e embaixadas brasileiras dos países da região para uma ação de aproximação com as indústrias nacionais. Os compradores receberão os perfis das empresas e passarão em seus estandes para reuniões de negócios.
As empresas brasileiras do Beautycare que vão participar da Beautyworld Middle East no pavilhão brasileiro são Agilise Cosméticos, Amend, Beox Professional, Bijoux de Pele, Bio Vegan, Bionat, Brazilian Kimberlite Clay, Brazilian Oils, Brazilian Secrets Hair, Clorofitum Profissional, De Sírius, Exo Hair, Extremelly, Fashion Cosméticos, Fina Flor Cosméticos, Floractive, Gnano, Goz Cosmeticos, Haskell Cosmétics Natural, Honma Tokyo, Ideal Cosméticos, Itallian Hairtech, Kaedo, Kostume, Macpaul, Mediterrani Professional, Mundial/Impala, Naza Cosméticos, Ng de France, Prolab Cosmetics, Pro Salon, Secrets Professional, Sorali, Star Beauty Brazil, Sther Cosméticos, Sweet Hair Professional, Sweeteez Professional, Tech Line e Você Bonita. Em estandes individuais estarão ECosmetics, Embelleze e Maxibrasil.
Bom mercado
Os países árabes são um mercado importante para o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. As empresas brasileiras como um todo tiveram receita de US$ 15,3 milhões com vendas para destinos árabes no ano passado, segundo informações da Abihpec. Os principais compradores na região foram Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, com 71% de representatividade, e os produtos para cabelos foram os mais exportados, com 88% de participação.
Apenas as participantes do Beautycare Brazil faturaram US$ 5,5 milhões com vendas para os árabes em 2016, com aumento de 3,7% sobre 2015. Os principais mercados para o projeto na região são Emirados, Arábia Saudita e Egito. No ano passado, as empresas do Beautycare Brazil geraram US$ 278 milhões em exportações como um todo, com crescimento de 71,4% sobre 2015. Os maiores compradores foram os países da América Latina.
Fonte: Anba