Projeto De Bem com Você – a Beleza contra o câncer pretende atender neste ano 6 mil mulheres em tratamento oncológico

Se fizermos uma média por dia, ao longo de 2017, pelo menos 12 pacientes mulheres em tratamento oncológico passaram pelas oficinas de automaquiagem do projeto De Bem com Você – a Beleza contra o câncer, coordenado pelo Instituto ABIHPEC. A meta para 2018 é aumentar de 4,4 mil para 6 mil o número de pacientes. Com o objetivo de melhorar a sua autoestima, essas mulheres aprenderão técnicas de maquiagem para usarem no seu dia a dia, com profissionais do setor de beleza e centenas de voluntários.

Por meio de uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria eCosméticos (ABIHPEC), o Instituto ABIHPEC, completará 5 anos de atuação com dados que impressionam. Até hoje foram atendidos mais de 12 mil pacientes com câncer em 17 cidades, distribuídos em 7 estados brasileiros. O projeto reúne mais de 200 voluntários e promove aproximadamente 400 oficinas por ano.

Para amenizar o dia a dia dos pacientes com algum tipo de câncer, o projeto De Bem com Você – a beleza contra o câncer oferece oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico. Além dos ensinos técnicos e cuidados com a pele, as voluntárias ajudam as pacientes na valorização da sua beleza e contribuem com a melhora de sua autoestima e bem-estar.

No ano passado, o projeto De Bem com Você – A Beleza contra o câncer, atendeu as pacientes por meio dos seus 28 hospitais parceiros e neste ano está trabalhando para aumentar essa parceria para 39 instituições. O número de oficinas previstas deve aumentar de 397 para 550 em 2018.

Segundo Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, o objetivo do prejeto é minimizar os efeitos secundários relacionados à quimioterapia, radiação e outros tratamentos oncológicos. “As oficinas têm o apoio de empresas patrocinadoras e a colaboração voluntária de profissionais maquiadores e assistentes, além da chancela da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia e outros voluntários. São mais de 30 empresas parceiras, da indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos que colaboram com as doações de produtos além de uma contribuição associativa. Em 2017 foram mais de 92 mil itens doados”, explica Viggiani.

Todo esse trabalho só é possível por conta da dedicação e do maravilhoso trabalho das 200 voluntárias do Projeto De Bem com Você.

Depoimento Rosimeire Soler

A voluntária Rosimeire Soler da Silva Montagne, Coronel da Reserva da Polícia Militar de São Paulo procurou o Projeto De Bem com você porque queria fazer alguma coisa para resgatar a autoestima das mulheres com câncer. Tive uma experiência muito marcante. Perdi uma amiga com câncer e durante o tratamento dela senti a necessidade de fazer alguma coisa para ajudá-la”, explica.

Segundo Rosimeire, a amiga estava sempre inchada, às vezes sequer conseguia calçar os sapatos mas tinha uma alegria e vontade de viver invejável. Sempre que ela podia, saíamos para que pudesse arejar e se divertir um pouco. Mas na fase do tratamento em que os cabelos começaram a cair as coisas mudaram, ela não queria sair de casa , não queria ver ninguém , se sentia feia . Nesse momento senti que algo precisava ser feito com urgência. Comprei muitos lenços e uma peruca. Ela não se adaptou aos lenços, não conseguia amarrar …eles escorregavam….chamava mais a atenção das pessoas. E quando partimos para a peruca, depois de muita resistência porque ela achava uma coisa bizarra, tudo mudou.

Comprei uma peruca com corte bem moderno, curto e até com luzes.

E ao experimentar a peruca vi nascer diante dos meus olhos uma nova mulher. Ela gritava de felicidade! Não se continha…..e falava a todo momento que estava linda! Foi o melhor presente que eu já dei na minha vida!

Nesse momento eu senti que precisava fazer isso outras vezes, muitas vezes.

Rosimeire diz se sentir extremamente feliz em poder devolver o sorriso das mulheres que participam do Projeto. “Não tenho palavras para expressar o tamanho da felicidade em resgatar a autoestima de uma pessoa, mesmo que momentaneamente. Me sinto realizada, conclui.

Fonte: jornal Dia a Dia

Open chat
Como posso te ajudar?