Receita vai divulgar arrecadação de setembro só depois das eleições



A Receita Federal vai deixar para depois das eleições a divulgação do resultado da arrecadação de tributos em setembro, dado que será desfavorável ao governo se mantida a tendência dos últimos meses. Os dados devem ser tornados públicos na próxima quarta-feira, 29 de outubro.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os secretários envolvidos na divulgação estão em reunião interna de planejamento durante toda a semana, até sexta. A reunião estava prevista desde o começo do ano, informou a assessoria.

A Receita não informa com antecedência seu cronograma de divulgação de dados. O anúncio normalmente ocorre até o dia 25, mas em abril, maio e junho ele foi feito depois dessa data (nos dias 27, 26 e 28, respectivamente).

IMPACTO

A arrecadação tem sofrido os impactos do ritmo fraco da atividade econômica e apresentou queda em alguns meses do ano.

De janeiro a agosto, a Receita arrecadou R$ 771,78 bilhões, alta real (acima da inflação) de apenas 0,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse aumento é inferior à meta oficial de ampliar em 1% a arrecadação, e mesmo assim só foi possível graças a receitas extraordinárias vindas do pagamento de tributos em atraso, incentivados pelo programa especial de parcelamento do governo, o chamado Refis.

Sem o Refis, a arrecadação teria registrado uma queda de 0,9% nos oito primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2013.

Com os resultados fracos nos oito primeiros meses de 2014, a Receita reduziu em setembro a previsão de alta da arrecadação no ano de 2% para 1%. No ano passado, a arrecadação teve alta de 4,08%.

Fonte: Folha


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?