De acordo com a legislação brasileira vigente e harmonizada no MERCOSUL, é primordial que as empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos garantam a segurança e a eficácia na fabricação de seus produtos, por isso a importância e a necessidade da realização de testes. Além disso, para serem comercializados no Brasil, os produtos necessitam ser regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir desta concepção, a Rede de Laboratórios foi criada para facilitar o acesso das companhias de HPPC a laboratórios de todas as regiões do Brasil e colaborar com a redução de custos logísticos, uma vez que o sistema permite a busca segmentada por tipo de análises e por localização dessas empresas, sendo possível encontrar o endereço mais próximo. A iniciativa também favorece o aumento da oferta e procura dos serviços prestados neste segmento. Segundo Eliene da Conceição, gerente de Projetos dos Núcleos Regionais, o site possibilita que as companhias encontrem diversificadas opções de serviços laboratoriais para produção dos seus itens. “Com o aumento das ofertas, a Rede de Laboratórios também colabora para o desenvolvimento da competitividade das empresas do setor, resultando em uma indústria mais fortalecida”, disse a executiva. Esse trabalho estará disponível no Portal de Inovação e Tecnologia em HPPC, a ser lançado em breve. A Rede de Laboratórios é parte integrante do PDS/HPPC, coordenado pela ABDI, ABIHPEC e SEBRAE-Nacional. |