Legenda (esq para dir.): Luiz Maria Pio Corrêa, Vice-cônsul geral do Brasil em Milão; Tiago Milani Coordenador de Negócios Internacionais ABIHPEC; Fernanda Esquerdo, Analista de Negócios Internacionais ABIHPEC; Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais ABIHPEC; Hadil da Rocha-Vianna, Cônsul Geral do Brasil em Milão; Rodrigo Ottoni, Gerente Executivo de Cosméticos e Saneantes da ANVIS; Renata Hurtado, Assessora da terceira diretoria da Anvisa e Marcus Vinicius de Menêzes; Cônsul Honorário do Brasil em Bolonha).
De 21 a 24 de março de 2024 o Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus correlatos), criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoveu a participação de 44 empresas na Cosmoprof Worldwide Bologna 2024, um dos maiores encontros do setor na Europa. Juntas elas identificaram quase US$3,2 milhões em negócios no evento, com expectativa de mais US$16,5 milhões para os próximos 12 meses.
A participação brasileira na feira contou com a visita do Consulado do Brasil em Milão e de Bolonha, por meio dos representantes das entidades: Hadil da Rocha-Vianna e Luiz Maria Pio Corrêa, respectivamente Cônsul e Vice-Cônsul Geral do Brasil em Milão, e Marcus Vinicius de Menêzes, Cônsul Honorário do Brasil em Bolonha. Os estandes brasileiros também foram visitados por representantes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): Rodrigo Ottoni, Gerente Executivo de Cosméticos e Saneantes da ANVISA e Renata Hurtado, Assessora da terceira diretoria da ANVISA.
“Os bons resultados das empresas e a presença de importantes parceiros consulares e da Anvisa comprova o grande destaque da Cosmoprof Bolonha para o setor de HPPC. A presença brasileira tem aumentado a cada ano, destacando-se em localização, em formatos de estande e em divulgação”, explica Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais ABIHPEC.
Novo formato de exposições
Neste ano o grupo de expositores foi dividido em três tipos de focos centrais de comercialização de produtos: profissionais, varejo e terceirização, indicando a ampla diversidade de nossas indústrias, e facilitando o acesso dos compradores e distribuidores na busca dos produtos de interesse de maneira mais eficiente.
Sobre o Beautycare Brazil
O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, sendo seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral). Mais informações: www.beautycarebrazil.org.br.
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.