Encontro internacional reuniu pesquisadores, especialistas e autoridades da indústria, da academia, da área médica e instituição de harmonização global para discorrer sobre os principais avanços e perspectivas da área de proteção solar
A 6ª edição do Webinar Internacional INOVAÇÃO ABIHPEC de Proteção Solar, realizado de 16 a 18 de junho pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, contou com a participação de renomados palestrantes de todas as partes do mundo, que apresentaram temas de alta relevância para o setor de HPPC.
O encontro, que foi coordenado por Sérgio L. Oliveira, Diretor de P&D e Fellow da Johnson & Johnson Brasil e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, abordou os desafios atuais relacionados a ingredientes e formulação de protetores solares, aspectos socioambientais, o olhar atual da dermatologia e os esforços em harmonização internacional sob o escopo da ISO.
Durante a abertura do webinar, o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, exaltou a importância da proteção solar como essencial para a proteção à vida e a promoção da saúde das pessoas. Ele também enfatizou o potencial de desenvolvimento da área no Brasil, tendo em vista a alta incidência solar durante o ano todo e a solidez do segmento no país, que apresentou alta de 7,1% em valor de vendas ex-factory, no primeiro trimestre de 2021, segundo o Painel de Dados de Mercado da entidade.
O primeiro dia do evento foi marcado pela participação do Chairman da ISO em proteção solar, Uli Osterwalder, que falou sobre o papel da instituição na harmonização global de padrões para o segmento. O webinar contou ainda com os painéis do Diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, Marcelo Corrêa, que expôs dados recentes de aspectos socioambientais da proteção solar no Brasil e em outras regiões tropicais. A terceira participante do dia, a Coordenadora de Avaliação de Desempenho de Produtos da L´Oréal Brasil, Daphine Clemente, discorreu sobre as atualizações nos métodos para a determinação in vivo e in vitro do FPUVA.
Já no segundo dia, o Diretor de Assuntos Médicos, Operações Clínicas e Pesquisa de Produtos da Beiersdorf (EUA), Eduardo Ruvolo, mostrou os avanços sobre a metodologia alternativa para a determinação do Fator de Proteção Solar (FPS), método HDRS, que baseia-se na espectroscopia de reflectância difusa não invasiva; bem como sobre o plano estatístico para caracterização ou validação de métodos alternativos para FPS. Dr. Curtis Cole, Presidente da Sun & Skin Consulting LLC (EUA) apresentou as atualizações das normas ISO para a determinação do Fator de Proteção Solar (ISO 24444) e para a determinação da resistência à água. Curtis discorreu ainda sobre as mudanças com a revisão da regulação de protetores solares nos Estados Unidos. Já o Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Protetores Solares e Cuidados da Pele da DSM (Suíça), Jurgen Vollhardt, abordou o impacto da fotoestabilidade para consumidores, formuladores e o meio ambiente.
No terceiro e último dia do webinar, o Líder Global de Política de Ingredientes da Johnson & Johnson (EUA), Kurt Reynertson, ministrou painel sobre os desafios da área de proteção solar em relação à regulamentação, legislação e aspectos ambientais. Na sequência, a visão atual da dermatologia sobre a fotoproteção, foi apresentada pelo Médico Dermatologista e Diretor da Medcin Instituto da Pele, Sérgio Schalka. Por fim, um panorama sobre os principais desafios para a formulação de fotoprotetores, foi apresentado pelo Especialista em Inovação da BASF Brasil, Vinícius Bim.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br