Facilitação de comércio e redução de entraves são objetivos para a redução de custos de comércio exterior do setor de HPPC
João Carlos Basilio, presidente executivo da entidade, abriu a segunda edição desse ano do “Café com Tema ABIHPEC” que abordou a facilitação do ambiente de COMEX no setor de HPPC, realizado em 04 de agosto. Nessa edição, a diretora de Inteligência de Mercado da Entidade, Elaine Gerchon recebeu Ricardo de Nóbrega, gerente de Comércio Exterior, para uma conversa em que foram compartilhadas informações valiosas sobre os desafios e a atuação estratégica da ABIHPEC para o fomento do comércio internacional deste setor.
Atualmente, o Brasil é o 4º maior mercado consumidor de produtos de HPPC, somente atrás de Estados Unidos, China e Japão, e o 2º no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente, atrás dos EUA. A grandeza do setor brasileiro de HPPC é um resultado consolidado, por meio do trabalho desenvolvido pela ABIHPEC há cerca de três décadas e a área de Comércio Exterior da Entidade, atua para realizar de forma muito ativa o fortalecimento da corrente de comércio internacional do setor, assim como, da balança comercial setorial.
“A essencialidade, o tamanho do mercado brasileiro de HPPC e sua posição no ranking global de maiores mercados demonstram a importância do Brasil nas discussões comerciais internacionais. Dentro da agenda da área de comércio exterior da ABIHPEC, temos desenvolvido ações com oportunidades no contexto de negociações regionais e as extrarregionais. Os acordos negociados na década de 90, com países da região precisam ser modernizados com temas que vão além das tarifas já negociadas, sendo fundamental, portanto, mantê-los na pauta das discussões entre a ABIHPEC e as autoridades do governo brasileiro, para a retomada destas negociações”, esclarece Ricardo.
Ricardo explicou que na América do Sul, o Brasil tem livre comércio, mas ainda buscamos avançar com negociações com o México e países da América Central, de modo que seja possível uma área de livre comércio em temas de tarifas na América Latina. “Temos buscado um diálogo e demonstrado ao Governo o nosso interesse em ampliar e modernizar estes acordos na Região e em especial o tema das regras de origem para nosso setor.”
Importante ainda os avanços em facilitação de comércio, como a integração da Anvisa no Portal Único de Comércio Exterior e no Programa de Operador Econômico Autorizado, de modo a tornar mais céleres os processos de importação para nosso setor.
A Corrente de Comércio Internacional do setor de HPPC fechou o 1º semestre de 2023, tendo realizado negociações da ordem de US 865,1 milhões, representando aumento de 18,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Balança Comercial também fechou superavitária nesse 1º semestre de 2023, com crescimento de cerca de 11% versus o mesmo período de 2022 e a perspectiva é fechar 2023 com superávit, caso seja mantida a regularidade de nossas exportações neste ano. “Com resiliência, mantemos a regularidade e seguimos trabalhando para demonstrar ao Governo a necessidade de reduzir os custos do comércio internacional de nosso setor”, reforça Ricardo.
A produção interna abastece o mercado nacional e somente cerca de 6% dos produtos aqui consumidos são importados, o que demonstra a força da indústria brasileira de HPPC e sua independência das importações. Mas mesmo diante dessa força, segue sendo necessário o desenvolvimento de políticas públicas para tornar os produtos do setor mais competitivos.
“As nossas exportações ainda carregam tributos que oneram os nossos custos. É necessário reduzir os custos das empresas e entender os gargalos internos na exportação, como os custos logísticos e operacionais,” alerta Ricardo.
Além das ações específicas de comércio exterior, os executivos falaram sobre as atividades do Comitê de Proteção às Marcas da ABIHPEC, grupo que atua no combate ao comércio ilegal, de modo a reduzir os bens ilegais do nosso setor e assim tornar mais justo e seguro o mercado para as empresas da nossa indústria e os consumidores em geral.
Elaine finalizou a conversa convidando as empresas participantes do evento e que ainda não são associadas a se juntarem à ABIHPEC e o gerente de comércio exterior, Ricardo de Nóbrega, reforçou a importância das empresas associadas na participação do grupo de trabalho de comércio exterior, somando forças em prol do crescimento do setor de HPPC.
Fiquem por dentro da agenda de eventos da ABIHPEC.
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.