Biotecnologia, Logística Reversa e Economia Circular: Indústria de HPPC está comprometida em atender demandas por sustentabilidade

Biotecnologia, Logística Reversa e Economia Circular: Indústria de HPPC está comprometida em atender demandas por sustentabilidade

No 2º dia do Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC durante a in-cosmetics Latin America, cientistas e especialistas da indústria de HPPC debateram caminhos e ferramentas para a promoção de avanços em sustentabilidade

Há uma falsa impressão de que a sustentabilidade é um conceito focado apenas às práticas relacionadas ao impacto ambiental. No entanto, a sustentabilidade é um conceito baseado em três pilares básicos, os aspectos social, econômico e ambiental, o que torna a busca pela sustentabilidade plena um desafio contínuo. Essa foi a reflexão proposta por Sérgio Gonçalves, presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, no 2° dia do Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC sobre “Mudanças Climáticas em um Mundo em Transformação”, ocorrido nesta quinta-feira (22), na in-cosmetics Latin America, evento global de ingredientes para cosméticos, sediado em São Paulo.

Ricardo Abussafy, gerente de Logística Reversa do ‘Dê a Mão para o Futuro’, mostrou como o programa coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza) e ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), é um exemplo dos esforços da indústria de HPPC para impulsionar a sustentabilidade do setor.

Entre 2013 e 2021, o “Dê a Mão para o Futuro” recuperou 802.500 mil toneladas de materiais recicláveis. Além disso, o programa beneficiou em 2021 mais de 6 mil catadores e investiu em 179 cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Ao longo de sua apresentação, Abussafy discorreu ainda sobre os diferentes processos relacionados à economia circular, demonstrando a importância do fomento a soluções como essa que, sempre que ampliadas pelas indústrias, aceleram e fortalecem a jornada da sustentabilidade.

Para somar esforços, a biotecnologia tem se mostrado uma importante ferramenta para impulsionar a sustentabilidade, melhorar os processos de produção e tornar produtos cosméticos – entre outros – ainda mais eficientes e seguros.  De acordo com estudo do IPEA, a biotecnologia é apontada como uma das megatendências mundiais em 2030.

“A biotecnologia é a chave da bioeconomia, com ela conseguimos reduzir a geração de resíduos sólidos, substituir o modelo do extrativismo, para uma produção a partir dos microrganismos, promovendo harmonia entre o progresso econômico e ambiental”, comentou Nathália Ramalho, coordenadora tecnológica do Instituto SENAI de Inovação Biotecnologia, em sua apresentação.

Para Antonio Vinícius Bim, especialista em Inovação para Ingredientes Cosméticos da BASF, práticas cada vez mais sustentáveis e socialmente responsáveis são demandadas em grande parte pelos consumidores. Com a conscientização da Geração Z somada ao ativismo digital, as empresas e indústrias estão pressionadas a desenvolverem rapidamente inovações que pautadas nesses aspectos.

Nesse sentido, Bim acredita que o conceito de Inovação Aberta cabe perfeitamente dentro deste cenário de agilidade. Um processo colaborativo que envolve ideias de diversos players da indústria e da ciência em prol do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e seguros. “A inovação virá fundamentalmente de ecossistemas, da troca de experiências e conhecimento. Entendemos que a indústria química tem um papel importante na transformação para um mundo cada vez mais sustentável”, disse o especialista.

A busca por inovações de ingredientes cosméticos inovadores do ponto de vista de sustentabilidade também engloba os esforços da indústria de produtos acabados, como mostraram as executivas Carolina Semprini, gerente sênior de P&D da Johnson & Johnson e Cristina Garcia, diretora científica Brasil e Mercosul da L’Oréal. Ambas ressaltaram o trabalho das empresas no desenvolvimento da química verde e os desafios do processo de combinação de compostos, que priorizem de forma simultânea sustentabilidade, segurança e eficácia dos produtos para os consumidores.

O Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC é um encontro tradicional e muito aguardado durante a in-cosmetics Latam, e ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro. A ABIHPEC é apoiadora da feira desde 2014, quando o evento passou a ser realizado também no Brasil. Pela longa parceria, Daniel Zanetti, diretor da in-cosmetics Latin America, homenageou o presidente-executivo da entidade, João Carlos Basilio, em coquetel de confraternização da feira.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Open chat
Como posso te ajudar?