Case de descarbonização do Grupo L’Oréal no Brasil é apresentado em webinar promovido pela ABIHPEC

A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizou, esta semana, mais uma edição do webinar “Cases de Descarbonização no setor de HPPC”, com a participação do Grupo L’Oréal. A série de eventos já contou com a presença de grandes empresas como Unilever, Natura &Co e Grupo Laces.

A mediação foi feita por Fábio Brasiliano, diretor de desenvolvimento sustentável da ABIHPEC, e a apresentação do case de descarbonização da companhia ficou a cargo de Jeferson Fernandes, diretor de operações da Grupo L’Oréal no Brasil.

A companhia já reduziu a emissão de gás carbônico em 30% até o momento, e ainda irá reduzir as suas emissões diretas na cadeia de transportes em até 50%, em termos absolutos, até 2030, comparativamente a 2016. Para cumprir esse objetivo, a empresa firmou uma parceria com a Gás Verde para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, que hoje é utilizado como combustível nas operações logísticas da companhia.

O biometano é um combustível 100% renovável, produzido a partir do tratamento do biogás proveniente da decomposição de resíduos sólidos urbanos, e que permitirá ao Grupo L’Oréal a redução de cerca de 94% de CO2.

Além do anúncio da implementação do posto ponto de abastecimento, localizado ao lado do segundo maior Centro de Distribuição do Grupo na América Latina, a companhia priorizou uma infraestrutura sustentável em suas unidades, melhorou a eficiência energética e desenvolveu parcerias estratégicas para o fornecimento de energia limpa, garantindo que 100% de suas unidades sejam operadas com energias renováveis.

Esse projeto está em linha com as orientações da “Trilha de Descarbonização do setor de HPPC”, desenvolvida pela ABIHPEC para fomentar o desenvolvimento da agenda climática setorial entre as empresas associadas. O documento reforça que algumas etapas devem ser cumpridas no processo de descarbonização, passando pelo engajamento com a causa; a mensuração e a asseguração das emissões de GEEs; as definições de metas de redução; a compensação de emissões; o plano de adaptação climática e por fim, relato e transparência.

O evento reforçou o desafio do setor de HPPC de tornar o tema da mudança climática um processo rotineiro dentro das empresas. A iniciativa é uma das propostas dessa agenda, que visa levar conteúdo e informação para as empresas além de disseminar as práticas de descarbonização.

A próxima edição da série “Descarbonização no Setor de HPPC” acontecerá no próximo dia 04 de setembro, e terá como convidada a empresa Softys. Acompanhe a agenda da entidade neste link.

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Sobre o Grupo L’Oréal 

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.

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