Certificado de Origem amplia oportunidades de negócios no mercado internacional

O workshop de treinamento promovido pela ABIHPEC, em parceria com a Fiesp e Ciesp, mostrou as vantagens e as etapas para emissão do documento que torna a indústria mais competitiva com a concessão de benefícios tarifários

A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), promoveu no dia 08 de dezembro, um treinamento sobre os métodos para adquirir o Certificado de Origem, que concede tratamento preferencial às operações para países com os quais o Brasil possui acordos de comércio.  O documento é considerado essencial para competitividade de exportadores brasileiros, concedendo redução ou isenção do imposto de importação de seus produtos no destino.

O treinamento esclareceu, por exemplo, as diferenças entre o Certificado de Origem Preferencial e o Não Preferencial. O primeiro tem a finalidade de conceder tratamento preferencial aos produtos extraídos, colhidos, produzidos ou fabricados nos países parte do acordo. Já o segundo é utilizado, principalmente, em operações amparadas por cartas de crédito, destinadas a países que não possuem acordos de comércio com o Brasil, assim como para questões de defesa comercial e práticas de comércio.

A FIESP ainda disponibiliza às empresas exportadoras, o portal E-Cool, plataforma que oferece diversas ferramentas que facilitam o processo para a emissão digital do documento.

Para saber mais acesse:  https://certificado-origem.fiesp.com.br/index.html

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Open chat
Como posso te ajudar?